Colapso
Dia da Terra
Rio Ganges recebe diariamente 2,9 bilhões de litros em resíduos
Turistas fazem passeio de barco pelo rio Ganges durante o pôr-do-sol em Allahabad, na Índia
Nova Délhi – O rio Ganges recebe diariamente 2,9 bilhões de litros em resíduos, muito acima da capacidade das plantas de purificação de água de suas margens, reconheceu o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. O premiê presidiu a terceira reunião do organismo encarregado da limpeza no Ganges (NGRBA). A reunião foi impulsionada pela greve de fome do ativista e antigo professor G.D. Agarwal, de 80 anos, em março, para protestar pela falta de compromisso do Governo com a conservação do Ganges.
No evento, Singh ressaltou a falta de passos urgentes para salvar o rio, considerado sagrado por milhões de hindus, segundo a agência indiana “Ians”. “O tempo não está do nosso lado”, afirmou. A bacia do Ganges proporciona água, direta ou indiretamente, a 40% da população da Índia, alimenta o ecossistema em um terço das terras do país e serve de sustento para uma em cada 12 pessoas do mundo. É também um dos eixos de peregrinação dos hindus. (…)
Fonte: UOL Notícias
Desmate na mata atlântica cai 58%; restam 7,9% da área original
Se a mata atlântica tem inimigos, boa parte deles está em Minas Gerais. Cerca de metade dos 13,3 mil hectares desmatados nesse bioma em 2011 está em terras mineiras. Os dados são do “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica”, divulgado ontem pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O desmate total na região da mata atlântica –vegetação de florestas, de mangues e de restingas (cobertura vegetal rasteira próxima ao mar) que aparece em 17 Estados do país– equivale a mais de 13 mil campos de futebol. Além do destaque para Minas (com 6.339 hectares a menos), há também a Bahia (4.493 hectares). O número total caiu 58% em relação ao levantamento de 2010, quando o desmate atingiu 31,19 mil hectares. (…)
Fonte: BOL
Dia Mundial do Meio Ambiente
Ritual na Dinamarca promove a matança de baleias
Imagens do Grindadrap, tradicional ritual de matança de baleias. Todo ano, os moradores das Ilhas Faroe (região autônoma da Dinamarca) matam baleias-piloto e comem sua carne. Os praticantes do ritual afirmam que descendem dos vikings e se alimentam há séculos da carne deste animal.
Andrija Ilic/Reuters
Imagens de caça, comércio e extinção de animais
Três filhotes de tigre de bengala foram resgatados pela polícia nesta segunda-feira (11) na cidade de Dhaka, em Bangladesh. Os animais, ameaçados de extinção, seriam vendidos por contrabandistas.
AFP/BOL Fotos