Colapso
Alerta à Humanidade nº 15
População de borboletas Monarca desaba nos EUA
Noventa por cento das borboletas Monarca morreram nos últimos 20 anos nos Estados Unidos e seu declínio é tão acelerado que uma coalizão de grupos de saúde e meio ambiente solicitou nesta terça-feira (26) que sejam incluídas na lista de espécies protegidas.
A causa do rápido desaparecimento dos insetos é a destruição das asclépias, plantas da qual se alimentam e onde se criam, devido, em grande parte, a herbicidas como o Roundup, usado em cultivos de milho e soja transgênicos da Monsanto no meio-oeste americano, explicaram os grupos em uma petição enviada ao Serviço de Vida Selvagem e Pesca dos Estados Unidos.
Outros fatores que explicariam a abrupta diminuição da população destas borboletas de cor preta e alaranjada são os parasitas, as mudanças climáticas e a perda de seu hábitat natural. (…)
Leia mais em: http://zip.net/bhppWB
Alerta à Humanidade nº 14
Extinção dos Grandes Felinos
“Os grandes felinos, tanto os especialistas quanto os generalistas, estão em apuros”
“Nós somos animais predadores, e não gostamos de outros predadores e os eliminamos”.
“Leões e leopardos tiveram uma decadência de 95% no último século”.
“2.000 leopardos são caçados ilegalmente por ano em toda a Africa”.
“Com a caça, principalmente aos grandes machos, grupos de leões estão se desintegrando; irmãs estão brigando entre si e matando os filhotes de suas irmãs; quanto mais perto da extinção, mais rápida é a jornada”.
“Os leões podem entrar em extinção até 2020″.
NatGeo HD; Odisseia dos Grandes Felinos; 24 de agosto de 2014
Rui Iwersen
O Homem e a Natureza nº 3
O comércio ilegal de peles faz mais uma vítima: O Leopardo Nebuloso está extinto
É decepcionante saber que em pleno século 21 as pessoas ainda usam peles de animais como roupa. A indústria da moda evoluiu muito nos últimos anos e hoje é possível vestir roupas de “pele ecológica” (com sua devida procedência e certificação, é claro), ou seja, um artigo que muito se assemelha à textura original da pele, mas sem precisar de nenhum sofrimento para sua obtenção. (…)
Pois bem, o post trata da triste notícia de que mais um felino foi extinto. O Leopardo Nebuloso é uma espécie de Felino do gênero Neofiles que habita regiões de altas altitudes do continente asiático, como Taiwan, Vietnã, Tailândia e sul da China. A espécie em questão é Neofelis nebulosa brachyura, endêmica das altas florestas de Taiwan. O status do gênero Neofiles na Lista Vermelha da IUCN aponta como vulnerável, porém, essa espécie está oficialmente extinta.
As causas da extinção são antrópicas, como já poderíamos imaginar, pois esses felinos são considerados topo de cadeia (na ausência de Tigres e grandes leopardos). Não foi uma extinção natural. (…)
Fonte: http://supercalibiologistic.wordpress.com; enviada por Milene Peixer Loio, colaboradora de GaiaNet
Veja mais…