Colapso
Em Defesa da Ciência n° 4
O Dilúvio
Depois da Idade do Gelo
A rápida elevação do nível do mar no curso dos últimos 10 000 anos resultou do aquecimento pós-glacial que começou a manifestar-se há 100 000 anos. (…)
Com o aquecimento pós-glacial sobreveio uma época em que os rios tiveram enormes enchentes, particularmente no verão, em consequência do derreter do gelo. (…) Grandes alterações na paisagem decorreram da rápida elevação do nível do mar, que durante alguns milhares de anos se processou a uma média de um metro por século. (…)
Chegou-se a ter como certo que, desse modo, a idade do gelo criou uma dessas situações, raras na história, em que a população global da humanidade foi consideravelmente reduzida. A isso se prende, segundo tudo indica, a origem das lendas amplamente disseminadas sobre o dilúvio – uma gigantesca inundação ocorrida nos primórdios da história da humanidade.
Enciclopédia Britânica do Brasil 1977, As Mudanças do Clima na Terra – Depois da Idade do Gelo, páginas 36, 37 e 38
Rui Iwersen.
O Desmatamento da Amazônia
Impacto do desmatamento
Grandes florestas, como a Amazônia são o habitat natural de diversas plantas e animais. Esses espaços preservam biodiversidade e possuem grande relevância econômica para um país. Além disso, a Floresta Amazônica é essencial para manter o ciclo da água na região. A densidade da floresta tropical influência a quantidade de chuva reciclada e a quantidade de água retida no solo.
A redução da mata reduz sua densidade, que por sua vez facilita o crescimento de plantas curtas, como grama, tornando a floresta vulnerável a incêndios florestais. Grama possui a habilidade de queimar facilmente e ao mesmo tempo se recuperar com a mesma facilidade. Uma vez que a floresta começa a queimar, o lugar muda, criando uma vegetação de cerrado, e consequentemente mudando o habitat dos animais.
A floresta Amazônica também é essencial por armazenar grande parte do CO2 existente no planeta. Sem a floresta, mais gás é emitido para a camada de ozônio, e assim, essa se torna prejudicada.5
Índices de desmatamento
O Brasil é o país que, no século 21, teve o maior índice de desflorestamento em área.
A riqueza das florestas do Brasil equivale à 65 trilhões de dólares (cotação 2015), isso é 331 000 dólares per capita.
Em 2006, o Brasil perdeu 5% da sua área total de floresta.6
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Dia Mundial da Água
Pesquisa com 111 rios brasileiros mostra que 23% têm água ruim ou péssima
- Poluição afeta o rio Jundiaí, na cidade de Salto, interior paulista
Análise do grau de poluição de 111 rios brasileiros, divulgada nesta quarta-feira (18) pela organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, revela que 23,3% das águas é ruim ou péssima. De acordo com a legislação brasileira, as águas nessa situação não podem sequer receber tratamento para consumo humano ou ser usadas para irrigação de lavouras.
Os pesquisadores coletaram água em 301 pontos de rios e mananciais do Rio de Janeiro, de São Paulo, Brasília, Santa Catarina, Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e Distrito Federal, entre março de 2014 e fevereiro de 2015.
De acordo com a pesquisa, em 21,6% dos pontos de coleta, a água foi considerada ruim, e em 1,7%, péssima. Em 186 pontos (61,8%), os pesquisadores encontraram água considerada regular e 45 pontos (15%) mostraram boa qualidade. Nenhum dos rios analisados tem água totalmente limpa, segundo o levantamento. (…)
Leia mais em: http://zip.net/bqqZcL
Veja mais…