Reflexões ecológicas
Alerta à Humanidade nº 15
População de borboletas Monarca desaba nos EUA
Noventa por cento das borboletas Monarca morreram nos últimos 20 anos nos Estados Unidos e seu declínio é tão acelerado que uma coalizão de grupos de saúde e meio ambiente solicitou nesta terça-feira (26) que sejam incluídas na lista de espécies protegidas.
A causa do rápido desaparecimento dos insetos é a destruição das asclépias, plantas da qual se alimentam e onde se criam, devido, em grande parte, a herbicidas como o Roundup, usado em cultivos de milho e soja transgênicos da Monsanto no meio-oeste americano, explicaram os grupos em uma petição enviada ao Serviço de Vida Selvagem e Pesca dos Estados Unidos.
Outros fatores que explicariam a abrupta diminuição da população destas borboletas de cor preta e alaranjada são os parasitas, as mudanças climáticas e a perda de seu hábitat natural. (…)
Fonte: UOL
Alerta à Humanidade nº 14
Extinção dos Grandes Felinos
“Os grandes felinos, tanto os especialistas quanto os generalistas, estão em apuros”
“Nós somos animais predadores, e não gostamos de outros predadores e os eliminamos”.
“Leões e leopardos tiveram uma decadência de 95% no último século”.
“2.000 leopardos são caçados ilegalmente por ano em toda a Africa”.
“Com a caça, principalmente aos grandes machos, grupos de leões estão se desintegrando; irmãs estão brigando entre si e matando os filhotes de suas irmãs; quanto mais perto da extinção, mais rápida é a jornada”.
“Os leões podem entrar em extinção até 2020″.
NatGeo HD; Odisseia dos Grandes Felinos; 24 de agosto de 2014
Rui Iwersen
30 ANOS DO PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL DE FLORIANÓPOLIS
Em Florianópolis, no início dos anos 1980, a atenção em saúde mental era centrada basicamente nos hospitais psiquiátricos Instituto São José e Colônia Santana que, nos anos 1970, chegou a ter cerca de 1.000 leitos e cerca de 100 “leitos chão”, ocupados permanentemente.
Nos anos 80, nestas circunstâncias, e sob um contexto nacional e internacional de reformas sanitárias, iniciaram-se mudanças do modelo de atenção à saúde mental no Brasil. Em Florianópolis, em 1984 foi criado o Programa de Saúde Mental da Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social, a atual Secretaria Municipal da Saúde. Leia mais..
Veja mais…
4 Comments to “ Reflexões ecológicas”
Olá Maduca.
Assim como eu, talvez outros demorem a perceber que teu nome, escrito em vermelho em teu comentário, é o link de teu site.
Aproveito esta autocrítica e estas reflexões para divulgar teu link e recomendar teu site (que eu visitei e gostei). Importantes e graves as revelações sobre a história e as estratégias da sociedade capitalista de consumo (tão nefasta para o meio ambiente) mostradas e documentadas no vídeo sobre “obsolescência programada”.
Continuo com a opinião de que deverias, sempre que possivel e conveniente, divulgar o endereço eletrônico de teu site, o que poderia facilitar o acesso dos interessados.
Abraço.
Rui
Oi. Visite o meu blog de design ecológico; já coloquei um
link para vocês em meio ambiente. Abraço. Maduca.
Oi Maduca.
No teu comentário a Gaianet tu não deste o nome e o endereço do teu site. Por favor, apresente para mim e para os leitores de GaiaNet o endereço eletrônico de teu blog. Seria bom e importante para nós visitarmos o teu site e lermos, vermos e aprendermos mais sobre design ecológico.
Obrigado pelo vínculo com GaiaNet.
Abraço.
Rui Iwersen, editor de GaiaNet
Olá Rui… Gostei muito do seu trabalho… E de como voce traz as informações… Parabéns!
Estou linkando este espaço no blogue 365 Atos… Um grande abraço.