Reflexões ecológicas
Alerta à Humanidade nº 27
Desaparecimento de abelhas poderá causar mais de um milhão de mortes [por ano] em todo o mundo
- Um estudo publicado em 9 de julho na revista Science indica que as abelhas não estão se adaptando bem às mudanças climáticas
O declínio mundial dos polinizadores – principalmente abelhas e outros insetos – pode causar até 1,4 milhões de mortes adicionais por ano, um aumento de mortalidade mundial de quase 3%, segundo pesquisadores.
Esse aumento na mortalidade é resultado da combinação de uma diminuição da vitamina A e ácido fólico (vitamina B9 ou ácido fólico), vitais para mulheres grávidas e crianças, e um aumento da incidência de doenças não transmissíveis, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e certos tipos de câncer. Estes são os fenômenos que provocam, através de mudanças na dieta, um colapso da população de polinizadores.
As deficiências em vitamina A e ácido fólico podem atingir os olhos, levando à cegueira, e causar malformações do sistema nervoso. Estes efeitos na saúde afetariam países desenvolvidos e em desenvolvimento, de acordo com a análise publicada nesta quinta-feira na revista médica The Lancet.
De acordo com um cenário de completa eliminação de polinizadores, 71 milhões de pessoas em países de baixa renda poderiam encontrar-se deficientes em vitamina A, e 2,2 bilhões que já têm consumo inadequado teriam suas contribuições reduzidas novamente. (…)
Uma redução de 100% dos “serviços de polinização” poderia reduzir os estoques globais de frutas em 22,9% frutas, legumes em 16,3% e 22,9% em nozes e sementes, mas com diferenças entre países.
Em suma, essas mudanças na dieta podem elevar as mortes anuais globais por doenças não-transmissíveis e aquelas relacionadas à desnutrição para 1,42 milhões de mortes por ano (2,7 % da mortalidade total anual), de acordo com o estudo conduzido por Samuel Myers, da Universidade de Harvard. (…)
Fonte: UOL Notícias
Alerta à Humanidade nº 26
Aquecimento global pode favorecer migrações e terrorismo
- Migrantes são colocados em ônibus ao desembarcarem no porto de Palermo, no sul da Itália
A falta de alimentos e reservas de água devido ao aquecimento global pode causar migração populacional significativa, desorganizar os países e favorecer o terrorismo, em particular no Oriente Médio e na África – alertam especialistas internacionais.
Um relatório intitulado “Alterações climáticas, uma avaliação dos riscos”, traz previsões de cientistas, analistas políticos, especialistas em risco financeiro e militares de um cenário sombrio para o futuro da humanidade caso ocorra este aumento de temperatura global. Com o aumento do nível dos mares, a superfície das regiões agrícolas e habitáveis se reduzirão, o que favoreceria os conflitos, em especial em regiões já instáveis como o Oriente Médio e a África.
Com o aquecimento global de uma média de 0,8 graus Celsius desde a Revolução Industrial, o planeta já enfrenta “problemas importantes”, ressaltou o informe. “Uma maior mudança do clima deverá causar enormes riscos para a segurança nacional e internacional”, uma vez que o esgotamento de água potável e das terras aráveis se tornará “uma fonte de conflito”.
O problema atual dos refugiados na Europa parecerá algo insignificante diante dos enormes movimentos de populações provocados pelos desastres climáticos que virão, segundo os especialistas. (…)
Fonte: UOL Notícias
Veja mais…
4 Comments to “ Reflexões ecológicas”
Olá Maduca.
Assim como eu, talvez outros demorem a perceber que teu nome, escrito em vermelho em teu comentário, é o link de teu site.
Aproveito esta autocrítica e estas reflexões para divulgar teu link e recomendar teu site (que eu visitei e gostei). Importantes e graves as revelações sobre a história e as estratégias da sociedade capitalista de consumo (tão nefasta para o meio ambiente) mostradas e documentadas no vídeo sobre “obsolescência programada”.
Continuo com a opinião de que deverias, sempre que possivel e conveniente, divulgar o endereço eletrônico de teu site, o que poderia facilitar o acesso dos interessados.
Abraço.
Rui
Oi. Visite o meu blog de design ecológico; já coloquei um
link para vocês em meio ambiente. Abraço. Maduca.
Oi Maduca.
No teu comentário a Gaianet tu não deste o nome e o endereço do teu site. Por favor, apresente para mim e para os leitores de GaiaNet o endereço eletrônico de teu blog. Seria bom e importante para nós visitarmos o teu site e lermos, vermos e aprendermos mais sobre design ecológico.
Obrigado pelo vínculo com GaiaNet.
Abraço.
Rui Iwersen, editor de GaiaNet
Olá Rui… Gostei muito do seu trabalho… E de como voce traz as informações… Parabéns!
Estou linkando este espaço no blogue 365 Atos… Um grande abraço.