Reflexões ecológicas
Em defesa da ciência nº 15
Primeira evidência de vida: cientistas acham o fóssil mais antigo da Terra
Estromatólitos em rocha seriam registro mais antigo de vida na Terra
As pesquisas sobre o início da vida na Terra ganharam um capítulo importante nesta quarta-feira (31) com o anúncio da descoberta dos fósseis mais antigos já achados no planeta. De acordo com artigo publicado na revista Nature, este achado supera em 220 milhões de anos a mais antiga evidência de vida na Terra encontrada até então.
(…) Os cientistas acreditam que os fósseis são formações sedimentares criadas por micróbios estromatólitos, que estavam em um ambiente marinho raso e foram reveladas agora por conta do derretimento da neve. Diversas evidências, como detalhes na química, estruturas sedimentares e minerais na rocha, indicam que se trata de uma ação de organismos vivos.
A descoberta coincide com as principais teorias sobre vida na Terra, que apontam que a origem de vida no planeta ocorreu há quatro bilhões de anos.
Fonte: UOL Notícias
Alerta à humanidade nº 34
O consumo humano do Planeta
Um relatório da Global Footprint Network mostra que estamos em dívida com o planeta. Na segunda-feira, dia 8, o mundo consumiu o limite de recursos naturais que a Terra é capaz de repor em 365 dias.
A cada ano, esse esgotamento ocorre mais cedo: em 1970 – 23 de dezembro; em 2005 – 3 de setembro; e em 2016 – 8 de agosto.
Em 1970 necessitávamos 1 planeta Terra para satisfazer as necessidades humanas; em 2016 necessitamos 1,6 Terras.
Terráqueos sem limites, ÉPOCA, nº 948, 15 de agosto de 2016, página 17.
Em defesa da ciência nº 14
Como nas guerras antigas, jogadores modernos rezam antes de jogar
Os jogadores da Seleção Olímpica do Brasil, um Estado laico, se benzeram, se ajoelharam, rezaram e, “graças a Deus” conseguiram empatar com a Seleção Olímpica da África do Sul, que jogou o 2º tempo com 10 jogadores.
Rui Iwersen
Veja mais…
4 Comments to “ Reflexões ecológicas”
Olá Maduca.
Assim como eu, talvez outros demorem a perceber que teu nome, escrito em vermelho em teu comentário, é o link de teu site.
Aproveito esta autocrítica e estas reflexões para divulgar teu link e recomendar teu site (que eu visitei e gostei). Importantes e graves as revelações sobre a história e as estratégias da sociedade capitalista de consumo (tão nefasta para o meio ambiente) mostradas e documentadas no vídeo sobre “obsolescência programada”.
Continuo com a opinião de que deverias, sempre que possivel e conveniente, divulgar o endereço eletrônico de teu site, o que poderia facilitar o acesso dos interessados.
Abraço.
Rui
Oi. Visite o meu blog de design ecológico; já coloquei um
link para vocês em meio ambiente. Abraço. Maduca.
Oi Maduca.
No teu comentário a Gaianet tu não deste o nome e o endereço do teu site. Por favor, apresente para mim e para os leitores de GaiaNet o endereço eletrônico de teu blog. Seria bom e importante para nós visitarmos o teu site e lermos, vermos e aprendermos mais sobre design ecológico.
Obrigado pelo vínculo com GaiaNet.
Abraço.
Rui Iwersen, editor de GaiaNet
Olá Rui… Gostei muito do seu trabalho… E de como voce traz as informações… Parabéns!
Estou linkando este espaço no blogue 365 Atos… Um grande abraço.