Reflexões ecológicas
Estado laico nº 8
Juízes, bandeira, brasão e crucifixo no STF
Sede nacional do Supremo Tribunal Federal (STF), o órgão máximo para o cumprimento da Constituição Federal, que diz que o Brasil é um Estado laico, isto é, sem religião oficial e sem símbolos religiosos nos espaços públicos.
Rui Iwersen, editor
Alerta à humanidade nº 39
Sinais do aquecimento global
Nepal drena lago glacial que ameaçava inundar aldeias e trilhas no Everest
Localizado a aproximadamente 5.000 metros de altura, o Lago Imja corria o risco de inundar aldeias, trilhas e pontes da região.”O lago, que tinha originalmente 149 metros de profundidade em algumas áreas, teve seu nível de água reduzido em 3,4 metros após meses de trabalho árduo”, afirmaram as autoridades.
O Imja é um dos milhares de lagos glaciais na Cordilheira do Himalaia. As cheias na região são atribuídas, principalmente, ao derretimento acelerado das geleiras em meio ao aumento da temperatura global. (…)
Fonte: UOL Notícias
Alerta à humanidade nº 38
Dióxido de carbono na atmosfera bateu recorde em 2015
Genebra – O ar nunca esteve tão poluído pelo dióxido de carbono (CO2) como em 2015, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que lembra que o principal gás do efeito estufa permanece na atmosfera por milhares de anos e ainda mais tempo nos oceanos.
Segundo a organização, a concentração média de CO2 na atmosfera chegou a 400 ppm (partes por milhão) no ano passado.
“A barreira de 400 ppm de CO2 já tinha sido atingida antes, em alguns lugares e durante alguns meses do ano, mas nunca antes em escala global e durante um ano inteiro”, acrescentou na segunda-feira a OMM no seu boletim anual sobre gases do efeito estufa em 2015.
Para esta agência das Nações Unidas, o CO2 é o “problema número um”, pois “permanece na atmosfera durante milhares de anos e ainda mais tempo nos oceanos”.
Para o secretário-geral da OMM, o finlandês Petteri Taalas, a luta contra as mudanças climáticas passa “pela luta contra o CO2”. (…).
Fonte: AFP
Veja mais…
4 Comments to “ Reflexões ecológicas”
Olá Maduca.
Assim como eu, talvez outros demorem a perceber que teu nome, escrito em vermelho em teu comentário, é o link de teu site.
Aproveito esta autocrítica e estas reflexões para divulgar teu link e recomendar teu site (que eu visitei e gostei). Importantes e graves as revelações sobre a história e as estratégias da sociedade capitalista de consumo (tão nefasta para o meio ambiente) mostradas e documentadas no vídeo sobre “obsolescência programada”.
Continuo com a opinião de que deverias, sempre que possivel e conveniente, divulgar o endereço eletrônico de teu site, o que poderia facilitar o acesso dos interessados.
Abraço.
Rui
Oi. Visite o meu blog de design ecológico; já coloquei um
link para vocês em meio ambiente. Abraço. Maduca.
Oi Maduca.
No teu comentário a Gaianet tu não deste o nome e o endereço do teu site. Por favor, apresente para mim e para os leitores de GaiaNet o endereço eletrônico de teu blog. Seria bom e importante para nós visitarmos o teu site e lermos, vermos e aprendermos mais sobre design ecológico.
Obrigado pelo vínculo com GaiaNet.
Abraço.
Rui Iwersen, editor de GaiaNet
Olá Rui… Gostei muito do seu trabalho… E de como voce traz as informações… Parabéns!
Estou linkando este espaço no blogue 365 Atos… Um grande abraço.