Reflexões ecológicas
Reedições de GaiaNet
Gula – destruindo o planeta pelo estômago
Uma boa ceia de natal, como diz a tradição, é o momento de reunir a família e os amigos para preparar pratos deliciosos, beber sem preocupação com o dia seguinte, e conversar sobre o ano que passou, conquistas profissionais e eventuais fofocas cotidianas.
A abundância de comida sobre a mesa da sala, no entanto, também conta com uma narrativa que diz muito sobre nosso atual modelo de desenvolvimento. Nesse caso, infelizmente, a história não nos leva a um final feliz.
Não é história de Papai Noel o que os pratos da ceia têm a dizer sobre o nosso planeta. O atual padrão de consumo é insustentável e coloca o futuro da humanidade em risco. A indústria de alimentos esgota os recursos naturais, polui e desperdiça um terço da produção.
Entenda como mudar a sua dieta (e suas ceias de natal e reveillon) pode salvar o mundo.
Gula – destruindo o planeta pelo estômago, Galileu, dezembro de 2015, informações da capa e da página 41
Matéria editada originalmente em GaiaNet em 25 de dezembro de 2015
Rui Iwersen
Mensagem ao Donald Trump nº 1
O antes e depois da Terra: 15 imagens mostram mudanças ambientais no planeta
A tarefa dos países que ratificaram o Acordo de Paris contra a mudança do clima é a de estabilizar o aquecimento global em bem menos de 2°C e fazer esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C, em relação aos níveis pré-industriais.
A união global para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e de se engajar em iniciativas para combater as drásticas mudanças ambientais é imprescindível.
O nosso planeta tem mudado muito ao longo dos anos e essas fotos da NASA mostram o quanto:
1. Lago Powell, Arizona e Utah. Março de 1999 — Maio de 2014
Fonte: Nasa
Reflexão sobre o racismo nº 4
Sentindo-se ameaçados por Trump, muçulmanos e judeus dos EUA se dão as mãos
Mulheres se abraçam durante encontro da Irmandade de Salaam Shalom, em Madison, EUA
A vitória eleitoral de Donald Trump provocou uma enxurrada de islamofobia e antissemitismo, mas também levou a uma nova aliança surpreendente. Os muçulmanos e judeus americanos estão se unindo, mobilizados por uma onda de crimes de ódio contra ambos os grupos e pelas ameaças de Trump de proibir a entrada de muçulmanos no país, assim como registrar aqueles que vivem aqui.
Por ora, eles estão deixando de lado suas divisões a respeito de Israel para juntar forças para resistir ao que quer que venha a seguir. Novos grupos estão sendo formados e coalizões inter-religiosas que já existiam dizem que o interesse está crescendo. Os grupos estão visando não apenas o clero, mas também leigos, incluindo empresários, estudantes e mulheres. (…)
Até a eleição de Trump, Firdaus, que tem 56 anos e é uma gerente de manufatura da Exxon Mobil, sentia-se segura vivendo como muçulmana nos Estados Unidos. (…)
Fonte: UOL Notícias
Rui Iwersen
Veja mais…
4 Comments to “ Reflexões ecológicas”
Olá Maduca.
Assim como eu, talvez outros demorem a perceber que teu nome, escrito em vermelho em teu comentário, é o link de teu site.
Aproveito esta autocrítica e estas reflexões para divulgar teu link e recomendar teu site (que eu visitei e gostei). Importantes e graves as revelações sobre a história e as estratégias da sociedade capitalista de consumo (tão nefasta para o meio ambiente) mostradas e documentadas no vídeo sobre “obsolescência programada”.
Continuo com a opinião de que deverias, sempre que possivel e conveniente, divulgar o endereço eletrônico de teu site, o que poderia facilitar o acesso dos interessados.
Abraço.
Rui
Oi. Visite o meu blog de design ecológico; já coloquei um
link para vocês em meio ambiente. Abraço. Maduca.
Oi Maduca.
No teu comentário a Gaianet tu não deste o nome e o endereço do teu site. Por favor, apresente para mim e para os leitores de GaiaNet o endereço eletrônico de teu blog. Seria bom e importante para nós visitarmos o teu site e lermos, vermos e aprendermos mais sobre design ecológico.
Obrigado pelo vínculo com GaiaNet.
Abraço.
Rui Iwersen, editor de GaiaNet
Olá Rui… Gostei muito do seu trabalho… E de como voce traz as informações… Parabéns!
Estou linkando este espaço no blogue 365 Atos… Um grande abraço.