Reflexões ecológicas
Toque ecológico nº 8
Não esfrie o seu ambiente, refresque!
.A utilização de aparelhos de ar condicionado vem aumentando na proporção do aumento da temperatura média da Terra. O aquecimento global significa provável aumento progressivo do consumo de energia elétrica, com repercussões ambientais (represamento de rios e queima de carvão e óleo diesel) e aumento de gastos pessoais e empresariais.
Para quem tem o privilégio de ter um aparelho de ar condicionado e alguma preocupação ecológica e econômica, algumas dicas são úteis e convenientes, especialmente se, ao contrário de Donald Trump, acreditar no aquecimento global antrópico.
.
A temperatura recomendada para o verão oscila entre 24 e 28 ºC (~26 ºC), uma temperatura confortável. No verão, por utilizarmos menos roupas, não é necessário baixar tanto a temperatura do ar condicionado para que estejamos confortáveis. Estes detalhes são importantes para a eficiência energética da casa ou do escritório e para a poupança energética.
.
No inverno não faz sentido chegar a casa, colocar roupas de verão e ligar o ar condicionado a 26 ºC. É um desperdício energético! No verão devemos colocar o ar condicionado a ~26 ºC e no inverno a ~22 ºC.
.
Quanto menor for a diferença de temperatura entre o interior e o exterior maior é a capacidade de poupar energia e ser eficiente.
- Acredita-se que deixar o local de trabalho na média de 23ºC ou 24°C no verão seja agradável ao corpo humano por não necessitar de casacos e ainda assim aliviar o calorão. É uma temperatura bastante democrática que ajuda a evitar brigas entre pessoas que gostam mais ou menos do friozinho. Há ainda normativas trabalhistas que estipulam essa temperatura entre 20°C e 24°C, a escolha dependendo da região, da estação do ano, do calor, e das pessoas.
- Ao ligar o aparelho no verão, o ideal é que a temperatura seja ajustada para 23ºC ou 24ºC, para que a diferença de temperatura do ambiente externo e interno não seja tão drástica, reduzindo a carga térmica e, consequentemente, fazendo com que o ar condicionado trabalhe menos. A economia de energia pode atingir 50%.
.
Locais com ar condicionado tendem a ter o ar mais seco e tendem a irritar a mucosa e a garganta, causando problemas respiratórios. É altamente recomendado que a temperatura não fique abaixo de 23ºC e nem que o ar gelado seja inalado diretamente.
.
Mais algumas dicas para economizar com o ar:
- Mantenha portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada do ar da rua;
- Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas;
- Mantenha os filtros limpos. Filtros sujos forçam o aparelho a trabalhar mais;
- Desligue o aparelho sempre que você se ausentar do ambiente por muito tempo…
Fontes: Noctula channel; Komeco; Ar condicionado Pro; Faz fácil e experiência médica e ecológica.
Rui Iwersen
Reedições de GaiaNet
Toque ecológico nº 4
Não use fogos de artifício
(…) Esses materiais [os fogos de artifício] acabam poluindo nosso meio ambiente, prejudicando e ferindo pessoas, perturbando e causando transtornos aos autistas e pessoas especiais, bem como idosos, crianças, cardíacos, convalescentes, matando pássaros e outros animais e fazendo com que muitos animais domésticos fujam de seus lares pelo desespero que os barulhos causam. (…)
.
Os idosos e os bebes também sofrem com os barulhos! Sem falar no transtorno psicológico, para aqueles que tem alguma espécie de trauma ligado a bombas, etc. (…)
.
Fonte: Google – “Abaixo-Assinado para protestar contra o uso de Fogos de Artifícios de qualquer natureza” para o Congresso Nacional
.
A admiração e o hábito humanos dos fogos de artifício poderiam, futuramente, ser substituídos por belas e coloridas figuras de raios lazer, por exemplo, ou por outras técnicas menos poluentes e agressivas ao meio ambiente.
.
Matéria editada originalmente em GaiaNet no dia 21 de dezembro de 2015
Rui Iwersen, editor
Veja mais…
4 Comments to “ Reflexões ecológicas”
Olá Maduca.
Assim como eu, talvez outros demorem a perceber que teu nome, escrito em vermelho em teu comentário, é o link de teu site.
Aproveito esta autocrítica e estas reflexões para divulgar teu link e recomendar teu site (que eu visitei e gostei). Importantes e graves as revelações sobre a história e as estratégias da sociedade capitalista de consumo (tão nefasta para o meio ambiente) mostradas e documentadas no vídeo sobre “obsolescência programada”.
Continuo com a opinião de que deverias, sempre que possivel e conveniente, divulgar o endereço eletrônico de teu site, o que poderia facilitar o acesso dos interessados.
Abraço.
Rui
Oi. Visite o meu blog de design ecológico; já coloquei um
link para vocês em meio ambiente. Abraço. Maduca.
Oi Maduca.
No teu comentário a Gaianet tu não deste o nome e o endereço do teu site. Por favor, apresente para mim e para os leitores de GaiaNet o endereço eletrônico de teu blog. Seria bom e importante para nós visitarmos o teu site e lermos, vermos e aprendermos mais sobre design ecológico.
Obrigado pelo vínculo com GaiaNet.
Abraço.
Rui Iwersen, editor de GaiaNet
Olá Rui… Gostei muito do seu trabalho… E de como voce traz as informações… Parabéns!
Estou linkando este espaço no blogue 365 Atos… Um grande abraço.