Reflexões ecológicas
Alerta à humanidade nº 38
Comer demais é ruim para o meio ambiente e prejudica a alimentação
mundial
Comer demais afeta mais do que o seu peso. Pode prejudicar a alimentação da população mundial e o meio ambiente.
De acordo com um estudo da Universidade de Edimburgo, quase 20% dos alimentos produzidos são desperdiçados pelos consumidores. A população mundial consome cerca de 10 % mais alimentos do que precisa, enquanto quase 9% é jogado fora ou deixado para estragar. (…)
A produção de gado é o processo menos eficiente e perde 840 milhões de toneladas. Cerca de 1,08 bilhão de toneladas de colheitas são utilizadas para produzir 240 milhões de toneladas de produtos animais comestíveis, incluindo carne, leite e ovos. Este estágio sozinho responde por 40% de todas as perdas de colheitas.
De acordo com o estudo, publicado na revista Agricultural Systems, o aumento da procura por alguns alimentos, em especial a carne e lacticínios, pode reduzir a eficiência do sistema alimentar e dificultar assim que toda a população seja alimentada.
Atender a essa demanda poderia causar danos ambientais, elevar as emissões de gases de efeito estufa, esgotar o abastecimento de água e causar perda de biodiversidade.
Para os pesquisadores, uma forma de reduzir o desperdício seria incentivar as pessoas a comerem menos produtos animais, reduzir o desperdício e não exceder as necessidades nutricionais do organismo.
Fonte: BOL UOL
Alerta à humanidade nº 37
Desmatamento e aquecimento
Mato Grosso do Sul tem oito municípios entre os 10 mais quentes do país, diz Inmet
Estado só perde para Juara, Mato Grosso, que registrou 41,3°C.
Oito municípios de Mato Grosso do Sul registraram as maiores temperaturas do país na terça-feira (21). Na relação dos 10 mais quentes do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Juara (MT) está no topo.
De acordo com o Inmet, Bela Vista, a 309 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai, foi a cidade com a segunda maior temperatura do país e a primeira de Mato Grosso do Sul: 38,4°C. Bela Vista foi seguida de Água Clara – 37,5°C -, Aquidauana – 37,2°C – e Marechal Cândio Rondon (PR) – 36,9°-C. Na 6ª posição está Juti – 36,6°C -, seguida de Jardim – 36,5°C -, Bataguassu -36,4°C e Sete Quedas – 36,3°C.
Moradora de Aquidauana, a agente de saúde Naray Souza de Brito, de 44 anos, explica (…) que para alguns é considerado supérfluo, para moradores de Aquidauana é essencial. “Piscina e ar-condicionado não são luxos e sim necessários, nem que seja uma piscininha de plástico para as crianças”, resume. (…)
Do G1 MS e Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet
Estado laico nº 9
Vereadora se recusa a ler trechos da Bíblia em sessão na Câmara de Araraquara (SP)
Uma vereadora de Araraquara, a quase 300 km da capital paulista, causou polêmica na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal ao se recusar a ler trechos da Bíblia antes do início das sessões.
O artigo 148 do regimento interno da Casa determina que o presidente deverá abrir a sessão sempre com a frase “sob a proteção de Deus, iniciamos os trabalhos” e, posteriormente, um vereador deverá prosseguir com leitura de um trecho do livro sagrado para os cristãos. (…)
Em discurso feito na sessão que abriu a nova legislatura, Thainara Farias (PT), 22, afirmou que mesmo sendo católica e frequentar a igreja ela não leria trechos da Bíblia no plenário da casa, em respeito ao princípio de laicidade do Estado brasileiro. (…)
“O Brasil é um Estado laico, e um Estado laico significa que o país ou nação tem uma posição neutra no campo religioso”, disse Thainara (…) ” senão em vez de chamar o vereador aqui para ler um trecho da bíblia poderíamos chamar um vereador para vir aqui encarnar um caboclo e falar a palavra também de outras religiões”, concluiu. (…)
Fonte: BOL UOL
Veja mais…
4 Comments to “ Reflexões ecológicas”
Olá Maduca.
Assim como eu, talvez outros demorem a perceber que teu nome, escrito em vermelho em teu comentário, é o link de teu site.
Aproveito esta autocrítica e estas reflexões para divulgar teu link e recomendar teu site (que eu visitei e gostei). Importantes e graves as revelações sobre a história e as estratégias da sociedade capitalista de consumo (tão nefasta para o meio ambiente) mostradas e documentadas no vídeo sobre “obsolescência programada”.
Continuo com a opinião de que deverias, sempre que possivel e conveniente, divulgar o endereço eletrônico de teu site, o que poderia facilitar o acesso dos interessados.
Abraço.
Rui
Oi. Visite o meu blog de design ecológico; já coloquei um
link para vocês em meio ambiente. Abraço. Maduca.
Oi Maduca.
No teu comentário a Gaianet tu não deste o nome e o endereço do teu site. Por favor, apresente para mim e para os leitores de GaiaNet o endereço eletrônico de teu blog. Seria bom e importante para nós visitarmos o teu site e lermos, vermos e aprendermos mais sobre design ecológico.
Obrigado pelo vínculo com GaiaNet.
Abraço.
Rui Iwersen, editor de GaiaNet
Olá Rui… Gostei muito do seu trabalho… E de como voce traz as informações… Parabéns!
Estou linkando este espaço no blogue 365 Atos… Um grande abraço.