Reflexões ecológicas
Reflexão sobre a corrupção nº 28
O meu jeitinho
Críticos ferrenhos da corrupção na esfera pública, mas tentando se dar bem no âmbito privado, brasileiros confessam suas pequenas corrupções.
Ao avaliar a relação do brasileiro com as leis, a pesquisa constatou que 81% dos entrevistados afirmaram que, sempre que possível, escolhem dar um “jeitinho” em vez de seguir as normas. Da mesma forma, 76% acreditam que é fácil desobedecer às leis. (…)
Ter uma TV a cabo pirata pode dar reclusão de um a cinco anos e multa. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (Abta) feita em 2015 aponta que naquele ano havia 4,5 milhões de usuários piratas, número maior que em 2016 e 2017, quando a projeção era de 3,3 milhões – queda que se deve a medidas tecnológicas. (…)
Na percepção de quem as pratica, certas atitudes ilegais, ou mesmo criminosas, são inofensivas e não prejudicam – quase – ninguém. Na prática, os delitos acarretam soluções mais burocráticas para tentar remediar as fraudes cometidas. É um ciclo que se retroalimenta. Além disso, contribui para minar o sentimento de esperança de quem anda na linha, à medida que as pessoas se deparam com o sistema corrompido. (…)
Gabriela Varella e Luiza Souto, O meu jeitinho, ÉPOCA nº 1031, 02 .04.18, páginas 68 e 69
Rui Iwersen
O Homem e a natureza nº 35
A política ambiental governamental
Engana-se que pensa que o novo presidente não tem política ambiental. Ela pode não ser compatível com a constituição de 1988 ou com o interesse nacional, mas é conhecida. Nela não cabe Ministério do Meio Ambiente, Acordo de Paris, sediar conferência climática (COP 25) ou exercer qualquer liderança internacional na proteção do meio ambiente. Não cabe índio nem quilombola. Não cabe árvore em pé. Não cabe ciência, nem a do clima e muito menos a que estuda os serviços (ecossistêmicos) que as florestas nos prestam.
As condições de vida da sociedade brasileira e o desenvolvimento econômico dependem desses serviços. Mas bolsonaro professa a filosofia de um aforismo: “Desmatar para aquecer, aquecer para empobrecer”.
Desmatar é o seu fim, no duplo sentido de “fim”: como “propósito “, na tentativa de maximizar ganho imediato da bancada dos amigos, sem enxergar perdas ao país dois palmos á frente; e como “ocaso”, pois esse mesmo agronegócio predatório, por razões climáticas, não sobrevive dois palmos a frente. (…)
Conrado Hübner Mendes, Desmatar para aquecer, aquecer para empobrecer, nº 1067, 10.12.18, página 82
Rui Iwersen
O Homem e a natureza nº 34
Dia vira ‘noite’ em SP com frente fria e fumaça vinda de queimadas na região da Amazônia
A cidade ‘está dentro de uma nuvem’, segundo o Inmet. Fumaça de queimadas contribuiu para escuridão, diz Climatempo.
São Paulo começou a tarde desta segunda-feira (19) com o céu encoberto por nuvens e o “dia virou noite”. O fenômeno está relacionado à chegada de uma frente fria e também de partículas oriundas da fumaça produzida em incêndios florestais.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), por conta do tempo úmido e da entrada de ar de origem polar, a temperatura caiu moderadamente desde as primeiras horas da madrugada.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além da frente fria, a escuridão também é causada pela fumaça de queimadas na região amazônica. (…)
Fonte: G1
Veja mais…
4 Comments to “ Reflexões ecológicas”
Olá Maduca.
Assim como eu, talvez outros demorem a perceber que teu nome, escrito em vermelho em teu comentário, é o link de teu site.
Aproveito esta autocrítica e estas reflexões para divulgar teu link e recomendar teu site (que eu visitei e gostei). Importantes e graves as revelações sobre a história e as estratégias da sociedade capitalista de consumo (tão nefasta para o meio ambiente) mostradas e documentadas no vídeo sobre “obsolescência programada”.
Continuo com a opinião de que deverias, sempre que possivel e conveniente, divulgar o endereço eletrônico de teu site, o que poderia facilitar o acesso dos interessados.
Abraço.
Rui
Oi. Visite o meu blog de design ecológico; já coloquei um
link para vocês em meio ambiente. Abraço. Maduca.
Oi Maduca.
No teu comentário a Gaianet tu não deste o nome e o endereço do teu site. Por favor, apresente para mim e para os leitores de GaiaNet o endereço eletrônico de teu blog. Seria bom e importante para nós visitarmos o teu site e lermos, vermos e aprendermos mais sobre design ecológico.
Obrigado pelo vínculo com GaiaNet.
Abraço.
Rui Iwersen, editor de GaiaNet
Olá Rui… Gostei muito do seu trabalho… E de como voce traz as informações… Parabéns!
Estou linkando este espaço no blogue 365 Atos… Um grande abraço.