Saúde mental
Moradores pedem em outdoor que ladrões “mudem de bairro” em cidade do Paraná
Associação de Moradores do Bairro Ouro Verde, em Campo Largo (PR), instalou um outdoor com uma mensagem para os ladrões da região. Segundo a presidente da associação, Daniele Pessoa, essa foi a única forma encontrada de chamar atenção para um problema que se agravou desde o final do ano passado.
BOL Fotos e UOL Notícias
44% dos [medicamentos] controlados vendidos no país tratam transtornos mentais
A maior parte das 143 espécies de medicamentos controlados vendidos no país entre março de 2007 e março de 2010 é utilizada para tratar transtornos mentais e comportamentais, como ansiedade e psicose –44% das substâncias comercializadas se inserem nesta categoria de uso.
Outros 16,1% deles são usados contra doenças do sistema nervoso.Os dados estão descritos no primeiro Boletim de Farmacoepidemiologia do sistema nacional que gerencia os produtos controlados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), divulgado ontem. (…)
Estresse atinge duas em cada três brasileiras
Duas em cada três mulheres brasileiras se consideram estressadas. Elas são as mais afetadas pelo problema de toda a população feminina da América Latina. No ranking mundial, o Brasil ocupa a quarta posição, entre 21 países – desenvolvidos e emergentes. Exatamente 6,5 mil mulheres participaram do estudo The Women of Tomorrow (A mulher do amanhã, em tradução livre) elaborado pela consultoria Instituto Nielsen. Dessas, 318 são brasileiras: entre elas o nível de estresse foi de 67%.
As entrevistas ocorreram entre fevereiro e abril deste ano.Entre os emergentes, o país com maior proporção de mulheres que afirmam sofrer estresse é a Índia (87%), seguida por México (74%) e Rússia (69%). Já entre as nações desenvolvidas, as mais estressadas são as espanholas (66%), as francesas (65%) e as italianas (64%).
Segundo a pesquisa, o estresse é atribuído às várias funções desempenhadas pelas mulheres e à falta de tempo para o descanso. (…)
Fonte: Estadão e UOL Ciência e Saúde
Curiosidades Ecológicas
“Entre as 69 cidades mais populosas do Estado de São Paulo, 27 estão acima da zona epidêmica de 10 homicídios por 100 mil habitantes, índice adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).”
“Três cidades da Região Metropolitana lideram o ranking de assassinatos, com taxas acima de 21 homicídios por 100 mil habitantes. Embu das Artes ocupa a primeira posição.”
ESTADÂO e UOL Notícias; 27 cidades de SP têm assassinato como epidemia; 27 de julho de 2011
Mudanças no clima também afetam a saúde mental, alerta estudo
Estresse nos adultos, angústia nas crianças: as mudanças climáticas também podem afetar a saúde mental das pessoas, alerta um estudo publicado nesta segunda-feira por um instituto de pesquisas australiano, para o qual este tema ainda é muito pouco estudado.
“Os danos causados pelas mudanças climáticas não são só físicos. O passado recente mostra que os eventos climáticos extremos trazem também sérios riscos para a saúde pública, inclusive a saúde mental e o bem-estar das comunidades”, destacou este estudo, realizado pelo Instituto do Clima, uma entidade australiana.
Ao comparar fenômenos climáticos, como secas e inundações observados nos últimos anos em algumas regiões da Austrália, o estudo constata que “a comoção e o sofrimento provocados por um evento extremo pode persistir durante anos”. Uma parte significativa das comunidades atingidas por episódios como estes –uma pessoa em cada cinco– vai sofrer os efeitos do estresse, de danos emocionais e desespero, estimou o Instituto do Clima. (…)
Fonte: Folha.com e FRANCE PRESSE
Veja mais…