Saúde mental
Dia Mundial da Saúde
Sociedade está doente, diz professor
De assaltos a acidentes de trânsito, analisa a segurança nas cidades
Na manhã desta quinta-feira, Wellington Menezes de Oliveira, 24, entrou na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo (zona oeste do Rio), e abriu fogo contra os alunos. O autor dos disparos cometeu suicídio depois de matar 11 e ferir outras 18. Procurado pela Livraria da Folha, João Francisco Regis de Morais, professor aposentado da Unicamp e autor de “O Que É Volência Urbana” e “Stress Existencial e Sentido da Vida” , disse que o caso é um sintoma de uma sociedade doente.
Para ele, mesmo inusitado na América Latina, esse fenômeno social não é difícil de ser compreendido por meio de análise sociológica.
Uma foto, um fato, uma tristeza
Crianças posam para foto com armas e balas expostas durante esta sexta-feira (6) em Ajdabiya, na Líbia. (…)
Rui Iwersen
Base religiosa da cultura ocidental
“A morte (…) cumpre ou desprezá-la completamente se pensamos que ela ocasiona o desaparecimento da alma, ou desejá-la, se ela confere a essa alma sua imortalidade.” (pg. 52)
“Pitágoras proíbe que abandonemos nosso posto – ou seja, a vida – sem a ordem formal do comandante-em-chefe que no-lo designou – ou seja, Deus.” (pg. 56)
“Assim descobri que Pitágoras e os pitagóricos jamais duvidaram que nossas almas fossem a emanação do espírito divino que anima o universo.” (pg. 60)
“E, se me engano sobre a imortalidade da alma, é com muito gosto. Enquanto eu viver, recusarei sempre que me privem desse ‘erro’ que me é tão doce.” (pg. 65)
“Se, como pensam certos pequenos filósofos, não há nada após a morte, então não preciso temer as zombarias dos filósofos desaparecidos.” (pg. 65)
Cícero, Marco Túlio (Roma, 103-43 a.C.), Saber Envelhecer, L&PM Editores, São Paulo, 1997; 24 de abril de 2011
Fonte: GaiaNet; Curiosidades Ecológicas; Curiosidades sobre a religião
Rui Iwersen
Veja mais…