Saúde mental
ONU pede atenção a refugiados do clima
O aquecimento global aumentará o número de migrantes em todo o mundo e exigirá de todos os países que estejam preparados para dar condições de vida dignas a essas populações. O alerta consta do relatório mundial do UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), divulgado nesta quarta-feira (18). O documento também defende mais investimentos em saúde reprodutiva, para que cada família tenha melhores condições de planejar, livremente, o número de filhos desejados. Uma população crescendo em ritmo menor é um dos fatores que podem contribuir para desacelerar o aquecimento global. (…)
Nas duas últimas décadas, diz o texto, os registros de desastres naturais passaram de cerca de 200 por ano para mais de 400. Sete em cada dez dessas tragédias foram, de alguma maneira, relacionadas com o clima. Elas afetam por ano cerca de 211 milhões de pessoas, número que só tende a crescer. (…)
Outro alerta que o relatório faz é para o aumento de doenças causadas pelo aquecimento global. Um dos exemplos citados –e que afeta o Brasil– é o provável aumento da população vulnerável a doenças transmitidas por mosquitos. Como as temperaturas vão se elevar, epidemias como as de dengue afetarão cidades que, por estarem em altitudes mais elevadas ou em climas mais frios, antes não sofriam os efeitos dessas doenças.
Fonte: UOL Notícias
Tartaruga rejeitada faz amizade com brinquedo
Uma tartaruga do santuário de Tortoise Gardens, na região da Cornualha (sul da Inglaterra), fez amizade com uma tartaruga de plástico. Timid Timmy (“Tímida Timmy” em tradução livre) foi mantida em um viveiro separado depois que outras tartarugas a rejeitaram e a excluíram do grupo. Para ela não se sentir só Joy Bloors, a dona do santuário, colocou uma tartaruga de plástico em seu viveiro e desde então os dois são inseparáveis.
Timmy aparenta demonstrar afeto e traz até comida para Tanya, a tartaruga de brinquedo. Segundo a dona do santuário, para que Timmy vá dormir, ela tem que colocar Tanya dentro de sua casinha primeiro.
O Tortoise Gardens cuida de mais de 400 tartarugas abandonadas, feridas ou importadas ilegalmente. Timmy foi levada ao santuário depois que seus donos, que a tiveram por 20 anos, se mudaram para a Nova Zelândia.
Fonte: UOL Notícias e BBC Brasil
20% dos soropositivos [para HIV] morrem sem diagnóstico
Mesmo garantindo tratamento da Aids gratuito e universal desde meados dos anos 90, o Brasil tem cerca de 20% dos diagnósticos da doença feitos só depois que o paciente morre. A constatação é da pesquisadora Monica Malta, da Fiocruz, que analisou os 386.209 casos registrados no país entre 1998 e 2008 _no total, 141.004 pessoas morreram em decorrência da doença.
“Sem o diagnóstico, essas pessoas deixam de receber o tratamento que poderia fazer com que vivessem mais”, diz. “Se a pessoa morreu sem saber que tinha HIV, pode ter tido comportamento de risco sem saber que poderia estar transmitindo a doença”. O estudo, apresentado na 18ª Conferência Internacional de Aids, em julho, é o primeiro com informações nacionais, com base em quatro bancos de dados do governo. (…)
Fonte: Folha.com
Curiosidades ecológicas
“O Pará é, hoje, o campeão da violência no campo no Brasil”.
“No Paquistão há 20 milhões de atingidos pelas enchentes, e 4 milhões de desabrigados”.
“O dia 19 de agosto é o Dia Mundial da Ajuda Humanitária”.
Fonte: Globo News; Jornal das Dez
Rui Iwersen
Curiosidades ecológicas e psicológicas
- “Todo mundo quer viver bastante, mas depois reclama quando fica velho”.
Saber Envelhecer; Cícero, Filósofo Romano; século III antes de nossa era
Fonte: GaiaNet ; Curiosidades Ecológicas
Veja mais…