Saúde mental
É mais difícil resistir ao Facebook do que a cigarros e bebida, diz estudo
Um novo estudo sugere que é mais difícil resistir a redes sociais, como Facebook e Twitter, do que a cigarros e álcool. Um grupo de pesquisadores da faculdade de administração da Universidade de Chicago fez um experimento com 250 pessoas que vivem em Wurtzburg, Alemanha, para analisar o componente viciante das redes sociais em comparação a outros vícios.
Os participantes receberam um “smartphone” durante uma semana. A cada meia hora, os pesquisadores entravam em contato com os participantes para saber quais eram os principais desejos de cada um –e qual a intensidade deles, entre tolerável e “irresistível”. No total, das 10.558 respostas 7.827 eram “episódios de desejos”. Segundo o jornal britânico “The Guardian” a maior taxa de “descontrole” foram em relação às redes sociais. Mais do que cigarros, bebida e sexo. (…)
Fonte: UOL Notícias
Rui Iwersen, editor de GaiaNet, de Medellín – Colômbia
Dia Mundial da Saúde Mental
Mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, afirma OMS
Genebra – Mais de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão ou problemas mentais, segundo as últimas cifras da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicadas por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental, que será celebrado nesta quarta-feira (10).
Segundo estimativas da OMS, a depressão é comum em todas as regiões do mundo. (…) A depressão, segundo a OMS, é diferente das mudanças de humor mais comuns. Ela se manifesta por um sentimento de tristeza que dura, ao menos, duas semanas, e que impede a pessoa de levar uma vida normal. É fruto da interação de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Em muitas ocasiões, está relacionada com a saúde física.
Uma doença cardiovascular pode, por exemplo, desencadear a depressão no enfermo. Além disso, em circunstâncias particulares, como as dificuldades econômicas, o desemprego, as catástrofes naturais e os conflitos podem aumentar o risco de a pessoa sofrer com a depressão. (…)
Fonte: UOL Notícias
Rui Iwersen; de Bogotá
Dia Mundial do Idoso
Idosos passarão de 1 bilhão na próxima década
Genebra – A população mundial maior de 60 anos superará 1 bilhão de pessoas dentro de 10 anos devido ao ritmo de envelhecimento dos países emergentes, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Esse segmento da população é o que cresce mais rapidamente, o que pede sérias mudanças nas políticas sociais, de saúde e econômicas, destaca o documento intitulado “Envelhecer no século XXI: uma celebração e um desafio”.
O trabalho, feito com colaboração da ONG HelpAge, destaca que há motivos para celebrar que as sociedades estejam conseguindo prolongar a vida de seus cidadãos, mas pede para buscar no mesmo ritmo novos enfoques em relação aos cuidados médicos, a aposentadoria, as condições de vida e as relações entre gerações. Em 2000, pela primeira vez na história, foram contabilizadas mais pessoas de 60 anos que crianças abaixo dos 5 anos, e a projeção do Fundo de População da ONU é que, em 2050, a geração idosa supere também a de menores de 15 anos. (…)
Fonte: EFE e UOL Notícias
Humanos conterrâneos contemporâneos
Após ter a casa assaltada em bairro nobre de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, uma mulher pichou os muros da própria residência e deixou um recado para os ladrões. “Caríssimo ladrão, nesta casa não tem mais nada pra roubar!! Já levaram tudo. Parabéns pela eficiência”, escreveu.
Edson Silva/Folhapress/BOL Fotos
Veja mais…