Saúde mental
A Educação de Spinoza
Spinoza senhoreou-se do latim e penetrou dasassombrado no acervo do pensamento medieval europeu. Parece ter estudado Sócrates, Platão e Aristóteles; mas pendeu para os grandes atomistas, Demócrito, Epicuro e Lucrécio; os estoicos deixaram nele indelevel marca. (pg. 157)
(Spinoza) Estudou Bruno (1548-1600) o magnifico rebelde … que a Inquisição condenou a ser morto ‘o mais misericordiosamente possível e sem derrame de sangue’ – isto é, queimado vivo. (pg. 157)
Finalmente, foi ele influenciado por Descartes (1596-1650), pai, na moderna filosofia, da tradição subjetiva e idealista (como Bacon foi da tradição objetiva e realista). (pg. 158)
A excomunhão de Spinoza
Foram estes os antecedentes mentais do, na aparência calmo, mas internamente agitado moço que em 1556 (ele nascera em 1632) se viu intimado a comparecer perante os velhos da sinagoga para defender-se de heresias. (pg. 159)
Sabemos que lhe foi oferecida uma unidade correspondente a 500 dólares em troca de manter-se, pelo menos na aparência, leal à sinagoga e à velha fé. Spinoza recusou a oferta – e a 27 de julho de 1656 foi solenemente excomungado de acordo com o rito hebreu. (pg. 159)
História da Filosofia – Vida e Idéias dos Grandes Filósofos; Spinoza; Will Durant, Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1956
Rui Iwersen
Potenciais humanos
Menino autista gênio da física cotado para um dia levar prêmio Nobel
- Jacob Barnett, 14, diagnosticado com autismo aos dois anos de idade, hoje estuda para obter seu mestrado em física quântica
Aos dois anos de idade, o jovem americano Jacob Barnett foi diagnosticado com autismo, e o prognóstico era ruim: especialistas diziam a sua mãe que ele provavelmente não conseguiria aprender a ler ou sequer a amarrar seus sapatos. Mas Jacob acabou indo muito além. Aos 14 anos, o adolescente estuda para obter seu mestrado em física quântica, e seus trabalhos em astrofísica foram vistos por um acadêmico da Universidade de Princeton como potenciais ganhadores de futuros prêmios Nobel.
O caminho trilhado, no entanto, nem sempre foi fácil. Kristine Barnett, mãe de Jacob, diz à BBC que, quando criança, ele quase não falava e ela tinha muitas dúvidas sobre a melhor forma de educá-lo. “(Após ser diagnosticado), Jacob foi colocado em um programa especial (de aprendizagem). Com quase 4 anos, ele fazia horas de terapia para tentar desenvolver suas habilidades e voltar a falar”, relembra. “Mas percebi que, fora da terapia, ele fazia coisas extraordinárias. Criava mapas no chão da sala, com cotonetes, de lugares em que havíamos estado. Recitava o alfabeto de trás para frente e falava quatro línguas.” (…)
Fonte: UOL Notícias e BBC Brasil
Curiosidades Ecológicas de GaiaNet
Curiosidades sobre misticismo, animismo, religião e ateísmo
Espírito. 1. A parte imaterial do ser humano; alma. 2. Entidade sobrenatural ou imaginária, como os anjos, o Diabo, os duendes.
Espiritualismo. S. m. Filos. Doutrina que admite, quer quanto aos fenômenos naturais, quer quanto aos valores morais, a independência e o primado do espírito [humano] com relação às condições materiais…
Espiritualista. 1. Relativo ao espírito, ou ao espiritualismo. 2, Diz-se do seguidor do espiritualismo. 3. Seguidor do espiritualismo.
Espiritismo. Doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicações, por meio da mediunidade, entre vivos e mortos, entre os espíritos encarnados e os desencarnados...
Espírita. 1. Relativo ou pertencente ao espiritismo. 2. Que é partidário ou cultor do espiritismo.
Novo Dicionário Aurélio; 1ª edição; 15ª impressão; Editora Nova Fronteira; páginas 569 e 570; 01 de maio de 2013;
Rui Iwersen
Veja mais…