Saúde mental
Freud Explica nº 20
A Guerra nº 3
O Instinto de morte torna-se instinto destrutivo quando é dirigido para fora, para objetos.
A pedido de Einstein e da Liga das Nações (a atual ONU), Freud explica as razões psicológicas das guerras humanas
Presado Professor Einstein
(…) Receio que eu possa estar abusando do seu interesse, que, afinal, se volta para a prevenção da guerra e não para nossas teorias. Gostaria, não obstante, de deter-me um pouco mais em nosso instinto destrutivo, cuja popularidade não é de modo algum igual á sua importância.
Como consequência de um pouco de especulação, pudemos supor que esse instinto está em atividade em toda criatura viva e procura leva-la ao aniquilamento, reduzir a vida à condição original de matéria inanimada. Portanto, merece com toda seriedade, ser denominado instinto de morte, ao passo que os instintos eróticos representam o esforço de viver.
O Instinto de morte torna-se instinto destrutivo quando, com o auxilio de órgãos especiais, é dirigido para fora, para objetos. O organismo preserva sua própria vida, por assim dizer, destruindo uma vida alheia. (…)
Sigmund Freud
Einstein e Freud; Por que a Guerra? (1932-1933); Edição Standard Brasileira das Obras de Freud; Imago Editora; Rio de Janeiro; 1974; páginas 253 e 254
Rui Iwersen
Religiosidade nº 2
Atentado de fundamentalistas islâmicos contra a revista satírica francesa Charlie Hebdo para “vingar o profeta Maomé”, que fora caricaturado.
Rui Iwersen
Religiosidade nº 1
Em SC [Santa Catarina], mulher ameaça denunciar farra do boi e é espancada
Florianópolis – Uma mulher registrou boletim de ocorrência nesta sexta-feira (2), em Florianópolis (SC), depois de ser espancada e ter o carro danificado após ameaçar denunciar à polícia um grupo de pelo menos 30 homens, que participariam de uma farra do boi – evento que é proibido por lei, por maltratar animais.
Segundo o BO [Boletim de Ocorrência], Fernanda Assunção dirigia pela rodovia João Gualberto Soares, a principal do bairro Rio Vermelho, quando viu um boi magro e sangrando correr na sua direção. Os homens, segundo o registro, vinham atrás, armados de paus e pedras. (…)
Fonte: Zip Net
Veja mais…