Saúde mental
Reflexões sobre a Corrupção Humana nº 6
“Com amplo setor público e governo intervencionista, a Suécia possui todas as características que, segundo a teoria econômica convencional, deveriam tê-la transformado em uma sociedade corrupta”, diz Claudia Varejão, jornalista brasileira radicada na Suécia e autora do livro Um País Sem Excelências e Mordomias.
“Até pela alta carga tributária, os suecos exigem acesso rápido à prestação de contas dos gastos dos políticos com o dinheiro do contribuinte”, ela completa. Duas vezes por ano o país divulga listas dos investimentos privados de todos os ministros do governo, incluindo o nome dos fundos e dos bancos das aplicações. Um grau de transparência que, para os nossos padrões, chega a ser ofuscante..
As Raízes da Corrupção, Super Interessante, Edição 346, maio de 2015, página 33
Rui Iwersen
Reflexões sobre a Corrupção Humana nº 5
As Raízes da Corrupção
Ainda que seja possível detectar uma clara correlação entre pobreza e corrupção no Índice de Percepção da Corrupção, ela não é absoluta: a Itália divide a 69ª colocação com o Brasil, enquanto Uruguai e Chile (73 pontos) superam Áustria (72), França (69) e Coréia do Sul (55)..
Mas talvez o dado mais curioso do índice seja outro: a constatação de que ideologia ou presença do Estado na economia não parece ter nenhuma relação direta com a corrupção. O índice mostra uma boa pontuação tanto para berços do liberalismo, como o Reino Unido (78), quanto para todos os países da Escandinávia, conhecidos pela forte presença do Estado e alta carga tributária.
As Raízes da Corrupção, Super Interessante, Edição 346, maio de 2015, página 33
Rui Iwersen
Reflexões sobre a Corrupção Humana nº 4
O Banco Mundial estima que, só em subornos, são gastos mais de um trilhão de dólares anuais no mundo. Mesmo assim, é impossível saber com precisão o real fluxo de recursos que vai para a corrupção. A Transparência Internacional, então, criou o chamado Índice de Percepção da Corrupção.
O Índice de Percepção da Corrupção é feito anualmente com base em pesquisas de organizações, como o próprio Banco Mundial, e entrevistas com diversos grupos (jornalistas internacionais, acadêmicos, diplomatas), para avaliar o grau de percepção da corrupção de um dado país. Como o Brasil aparece no Índice de Percepção da Corrupção? Com medíocres 43 pontos [numa escala de 0 (totalmente corrupto) a 100 (nada corrupto)], na 69 ª posição, ao lado de Suazilândia, Bulgária, Grécia…
Quando se olha apenas para a América do Sul, no entanto, nossa situação relativa parece menos vergonhosa. Ficamos em terceiro, à frente de oito países – graças ao mau desempenho de nações como Colômbia (com 37 pontos), Argentina (com 34 pontos) e Venezuela (19 pontos)..
As Raízes da Corrupção, Super Interessante, Edição 346, maio de 2015, páginas 31 e 33
Rui Iwersen
Em Defesa da Ciência nº 8
A Natureza Humana
“Deus, sendo bom, fez todas as coisas boas. De onde então vem o mal?”
(Santo Agostinho, nas Confissões)
“O mal (e o bem) vem do homem”
(Czeslaw Milosz, poeta polonês ganhador do Nobel de Literatura)
Veja, edição 2442, ano 48, nº 36, 9 de setembro de 2015, capa da revista
Rui Iwersen
Veja mais…