Saúde mental
Em defesa de ciência nº 22
O pensamento realista de um cientista
“Somos apenas uma estirpe avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela muito comum. Mas podemos entender o universo. Isto nos torna muito especiais.”
Stephen Hawking – 1942 – 2018-, em entrevista à revista alemã ‘Der Spiegel’, 1988.
Estado laico nº 10
Sala do Tribunal do Juri de Curitiba durante o julgamento do deputado Carli Filho por acidente de trânsito com a morte de dois jovens, há 9 anos, e condenado há 9 anos.
Vida e morte de transexuais e travestis
- No ano passado, o Brasil bateu um novo recorde, com aumento de 24 % no número de assassinatos transfóbicos. Foram 179 mortes, 35 a mais do que em 2016, conforme a associação nacional de travestis e transexuais.
- O Brasil foi responsável por 40% dos 2.600 assassinatos em todo o mundo nos últimos dez anos, de acordo com levantamento da associação europeia TransRespect em 72 países. Dois terços das pessoas transgêneros assassinadas eram profissionais do sexo.
- A média de vida dessa população é de 35 anos – menos da metade da média nacional (75 anos).
- Além dos altos índices de permanência na prostituição, 60% da população transgênero sofre de algum tipo de depressão e tem uma propensão 50% maior a se contaminar com o HIV, segundo a revista médica inglesa The Lancet. De acordo com o Williams Institut, dos Estados Unidos, o índice de suicídio nessa população é de 40%.
Danilo Thomaz, Morrer aos 35, ÉPOCA, 29 de janeiro de 2018, página 49
Rui Iwersen
Veja mais…