Saúde mental
As cidades mais violentas do mundo
- Entre as dez cidades mais violentas do mundo por número de homicídios, duas estão na Venezuela, cinco estão no México, e três estão no Brasil – isto é, todas estão na América Latina.
- Belém é a décima cidade mais violenta do mundo; Fortaleza é a sétima; Natal é a quarta cidade mais violenta do mundo.
Monica de Bolle, A Guatemala é aqui, Revista Época nº 1043, 25.06.18, página 24; 25 de junho de 2018
Rui Iwersen
O médico europeu que deu início à pesquisa com maconha há mais de 170 anos
Ilustração da planta de Cannabis Indica, publicada no artigo de O’Shaughnessy, de 1839
Na primeira metade do século 19, o médico irlandês William Brooke O’Shaughnessy viveu alguns anos na Índia e descobriu algo totalmente novo para o mundo ocidental: a maconha. A cannabis já era usada na região havia milhares de anos, como remédio ou substância recreativa. Mas, na literatura médica do Ocidente, não havia nenhuma informação sobre a planta.
“Não consegui localizar referências sobre o uso dessa substância na Europa”, escreveu o médico, em um estudo sobre a cannabis publicado em 1839 na revista científica Journal of the Asiatic Society of Bengal, com o título “Sobre as preparações da cannabis indiana, ou Gunjah”.
O estudo de O’Shaughnessy propunha registrar o potencial médico da cannabis pela perspectiva científica. Além disso, fazia observações sobre o uso social da substância. Segundo O’Shaughnessy, a droga era consumida por “todo tipo de pessoa”. Entre seus efeitos “fascinantes”, estavam “a felicidade eufórica”, “a sensação de voar”, um “apetite voraz” e “um intenso desejo afrodisíaco”. (…)
Fonte: bbc.com
Alerta a humanidade nº 42
As 50 cidades mais violentas do mundo (e 17 estão no Brasil)
O Brasil é o país com o maior número de cidades entre as 50 áreas urbanas mais violentas do mundo, segundo ranking divulgado nesta semana pela organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz, que faz o levantamento anualmente com base em taxas de homicídios por 100 mil habitantes (veja lista completa abaixo).
São 17 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes listadas no ranking, que é encabeçado pela mexicana Los Cabos (com 111,33 homicídios por 100 mil habitantes em 2017) e pela capital venezuelana, Caracas (111,19).
Natal (RN) aparece em quarto lugar, com 102,56 homicídios por 100 mil habitantes – para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma taxa acima de 10 homicídios por 100 mil habitantes como característica de violência epidêmica.
Outras cidades brasileiras que aparecem no ranking são Fortaleza (CE), Belém (PA), Vitória da Conquista (BA), Maceió (AL), Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Recife (PE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Macapá (AP), Campos de Goytacazes (RJ), Campina Grande (PB), Teresina (PI) e Vitória (ES). (…)
Fonte: bbc.com
Veja mais…