Florestas brasileiras
Floresta Amazônica e indígenas em risco nº 1
O desmatamento progressivo de uma reserva indígena
1ª de uma série de 5 matérias, organizadas a partir do artigo Crime na floresta, que editarei a partir de hoje sobre os riscos da Amazônia e de um de seus últimos povos, os Karipuna.
Seriam 12 quilômetros de caminhada Amazônia adentro. Antes dos primeiros passos, Batiti Karipuna pediu silêncio ao grupo. Dali em diante, a comunicação se daria com gestos e assobios. Seguimos. Meia hora depois, surge a primeira “picada”, um corredor na mata que marca o início de um lote a ser vendido, em um escritório longe dali, como terra de ninguém. A cena se repete a cada quilômetro.
Entre setembro de 2015 e maio de 2018, foi desmatada uma área equivalente a 11 mil campos de futebol na Terra Indígena Karipuna, em Rondônia. A invasão da área demarcada escancara a omissão do Estado brasileiro e indica o perigoso avanço do crime ambiental organizado na maior floresta tropical do planeta. (…)
Dos 153.350 hectares que compreendem a Terra Indígena Karipuna, 10.463 estão desmatados. O número é quatro vezes maior do que indicam os dados oficiais, que não são divulgados pelo governo desde 2014.
As informações atualizadas foram obtidas pela equipe de geoprocessamento da ONG Greenpeace, que sobrevoou a região e utilizou imagens de dois satélites. Mais de 80% da área atingida foi degradada entre 2015 e 2018. (…)
João Pedro Soares, Crime na floresta, ÉPOCA, nº 1087, 06.05.19, página 45.
Rui Iwersen
Brasil liderou desmatamento de florestas primárias no mundo em 2018
Cerca de 12 milhões de hectares de florestas tropicais desapareceram em 2018, o equivalente a 30 campos de futebol por minuto. Só no Brasil, foram desmatados 1,3 milhão de hectares de florestas – é o país que mais perdeu árvores no ano passado.
Os dados de 2018 são do Global Forest Watch, atualizado pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. O levantamento mostra o complexo retrato do desmatamento em áreas densas de florestas tropicais – da Amazônia, na América do Sul, a África e Indonésia.
A maior preocupação apontada pelo relatório diz respeito à destruição continuada das florestas primárias, como são chamadas as áreas com as árvores mais antigas e que não são fruto de replantio.
De acordo com o relatório do Global Forest Watch, uma área de florestas primárias equivalente ao tamanho da Bélgica foi destruída em 2018.
Fonte: Global Forest Watch e G1
Veja mais…
1 Comment to “ Florestas brasileiras”
Daee dotô, blog bombando. Pode crer. valeu meu gaiteiro…