Florestas brasileiras
Dia Internacional das Florestas
Cerca de 1,6 bilhão de pessoas depende diretamente de florestas
Afirmação é do secretário-geral da ONU em mensagem sobre o Dia Internacional das Florestas; data é celebrada neste sábado; tema este ano é mudança climática; na nota, Ban Ki-moon declarou que 13 milhões de hectares de florestas são destruídos anualmente.
Cerca de 1,6 bilhão de pessoas, incluindo mais de 2 mil culturas indígenas, dependem das florestas para comida, combustível, abrigo e renda. A informação está na mensagem do secretário-geral da ONU sobre o Dia Internacional das Florestas, neste sábado, 21 de março.
Para Ban Ki-moon, a data é dedicada à conscientização sobre a importância de todos os tipos de florestas e árvores. O tema da data este ano é mudança climática.
Desastres
Na nota, o chefe da ONU disse ainda que florestas previnem deslizamentos de terra e erosão. No caso de manguezais, reduzem a perda de vidas e danos causados por tsunamis.
Por estas e outras razões, o chefe da ONU afirmou que as florestas são “essenciais para a agenda de desenvolvimento pós-2015″.
Clima
Em entrevista à Rádio ONU, o diretor do Secretariado do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas, Manoel Sobral Filho, falou sobre a associação entre florestas e clima.
“As florestas, principalmente através da redução de desmatamento, e através de programas de restauração florestal e plantações, são o modo mais econômico e viável de absorver carbono e estocar carbono que, de outra forma, iria para a atmosfera. Então, a função das florestas hoje é imensamente importante. (…)
Leia mais: FAO: emissões de carbono das florestas diminuíram 25% entre 2001 e 2015
Observação da Amazônia
Torre ‘gigante’ vai monitorar Amazônia
Começou a ser erguida, no coração da selva amazônica, uma torre de 330 metros de altura que vai monitorar de forma contínua, por pelo menos 20 anos, as complexas interações entre a atmosfera e a floresta. Repleto de instrumentos científicos de alta tecnologia, o observatório – que será o maior e mais completo do gênero no mundo – medirá com precisão sem precedentes os fluxos amazônicos de calor, água e gás carbônico, além de analisar minuciosamente os padrões de ventos, umidade, absorção de carbono, formação de nuvens e parâmetros meteorológicos.
Com o estudo das trocas de massa e energia que ocorrem entre o solo, a copa das árvores e o ar acima delas, a Torre Alta de Observação da Amazônia (Atto, na sigla em inglês) deverá gerar conhecimento inédito sobre o papel do ecossistema amazônico no contexto das mudanças climáticas globais. (…)
Leia mais em: http://zip.net/bxpy7W
Veja mais…
1 Comment to “ Florestas brasileiras”
Daee dotô, blog bombando. Pode crer. valeu meu gaiteiro…