Florestas brasileiras
SOS Mata Atlântica na defesa da Mata Atlântica
Campanha aposta em histórias reais de preservação ambiental
Para Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, a campanha mostra às pessoas que existem formas simples de ajudar na preservação do meio ambiente. “Com este projeto queremos reforçar a ideia de que qualquer um pode fazer sua parte e contribuir para um ambiente mais sadio”. (…)
– See more at: https://www.sosma.org.br/103395/nova-campanha-da-fundacao-aposta-em-historias-reais-e-inspiradoras-de-preservacao-ambiental/#sthash.9tpnDqQ4.dpuf
Dia Mundial do Meio Ambiente
Em Defesa da Ciência nº 6
A Predestinação Mística das Florestas Brasileiras
Um dos primeiros atos dos portugueses, ao chegarem ao Brasil, em 1.500, foi derrubar uma árvore para fazer a cruz da primeira missa.
Pela análise de cartas da época, foi possível demonstrar a exploração da mata, começando pelo pau-brasil. “Don Manuel entregou a exploração da nova colônia a um grupo de comerciantes, que deviam despachar pelo menos seis navios por ano para extrair pau-brasil e o que mais pudessem encontrar“.
Cronistas de 1550 relataram ter observado 100 mil troncos estocados no local hoje denominado Rio de Janeiro. Os registros apontam que até o final do primeiro século de ocupação portuguesa 6.000 quilômetros quadrados da Mata Atlântica foram afetados. (…)
No que se refere ao ser humano morador da floresta, é destacada a intensa captura de nativos para a função de escravos. Na visão dos jesuítas, a cultura nativa deveria ser “civilizada”; a floresta representava a morada do diabo tendo Tupã como seu representante. (…)
A febre amarela também se tornava endêmica. Criou-se o imaginário de que a floresta, e não apenas os pântanos, eram responsáveis por esta situação, gerando derrubadas como justificativas para espantar as febres.
Soeli Regina Lima, A Ferro e Fogo: A História e a Devastação da Mata Atlântica, Revista História Catarina, Ano V, nº 27, janeiro de 2011, páginas 24 e 26
Rui Iwersen
Veja mais…
1 Comment to “ Florestas brasileiras”
Daee dotô, blog bombando. Pode crer. valeu meu gaiteiro…