Florestas brasileiras
Catalogar todas as espécies de árvores da Amazônia levaria 300 anos, mostra levantamento
A Floresta Amazônica tem uma variedade tão grande espécies de árvores que catalogá-las levaria três séculos, segundo estimativas de um novo estudo.
O trabalho publicado no periódico Scientific Reports fez um levantamento dos mais de 500 mil exemplares reunidos por museus nos últimos 300 anos. E mostrou que aproximadamente 12 mil espécies foram descobertas até hoje.
Com base nesse número, cientistas preveem que ainda restam a serem descobertos ou descritos em detalhes cerca de 4 mil tipos raros de árvores.
Só foi possível elaborar essa lista graças à digitalização dos acervos de museus ao redor do mundo. Os pesquisadores dizem que ela ajudará quem busca proteger a florestal tropical com a maior biodiversidade do mundo. (…)
Dia Mundial do Meio Ambiente
FAO: 2 milhões de hectares de florestas nativas são desmatados por ano na América Latina e Caribe
Extração ilegal de madeira é motivo de preocupação para governos da região e para a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Agência da ONU tem auxiliado países em estratégias para combater desmatamento e promover uso sustentável dos recursos naturais.
Embora tenha reduzido sua taxa de desmatamento à metade dos níveis verificados nos anos 1990, a América Latina e o Caribe ainda concentram o segundo índice mais alto de desflorestamento do mundo — cerca de 2 milhões de hectares de mata nativa são perdidos por ano. O alerta veio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) na última segunda-feira (30).
Para reverter esse cenário, a agência da ONU e países da região têm desenvolvido diferentes iniciativas para combater a extração ilegal de madeira e promover o uso sustentável dos recursos naturais. (…)
A FAO busca ainda desenvolver sistemas nacionais de alerta precoce para o controle de pragas e doenças, além de incentivar o estabelecimento de novas políticas agroambientais.
“O comércio e corte ilegal não apenas fragilizam os meios de vida das pessoas e as priva de renda e alimentos, mas também é responsável pela degradação de grandes extensões de florestas, contribuindo para a mudança climática e para a perda de biodiversidade”, alertou o oficial florestal da agência da ONU, Jorge Meza. (…)
Fonte: nacoesunidas.org
Veja mais…
1 Comment to “ Florestas brasileiras”
Daee dotô, blog bombando. Pode crer. valeu meu gaiteiro…