Florestas brasileiras
As queimadas, o solo, a biodiversidade e o aquecimento global
A prática de queimada é utilizada como técnica rudimentar de preparo da terra. As queimadas são uma das principais causas do aquecimento global.
A prática de realizar queimada promove uma série de problemas de ordem ambiental; tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta; os países subdesenvolvidos são os que mais utilizam esse tipo de recurso.
As queimadas são mais freqüentes em áreas rurais que praticam técnicas rudimentares de preparo da terra. Quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo. Esse recurso não requer investimentos financeiros.
Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutrientes, além de exterminar todos os microrganismos presentes no mesmo que garante a fertilidade. Dessa forma, a fina camada da superfície fica empobrecida e ao decorrer de consecutivos plantios a situação se agrava gradativamente resultando na infertilidade.
Outra questão que deriva das queimadas é o aquecimento global, pois a prática é a segunda causa do processo, ficando atrás somente da emissão de gases provenientes de veículos automotores movidos a combustíveis fósseis. Isso acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global. (…)
Leia mais em: http://alunosonline.uol.com.br/geografia/queimadas.html
Amazonas registra mais de 1,5 mil focos de queimadas neste ano, aponta Inpe
Número voltou aumentar no estado em junho e julho. Plano de combate e prevenção de queimadas foi lançado.
De janeiro deste ano até esta terça-feira (19) foram registrados 1.501 focos de queimadas no Amazonas. O estado apresentou queda nos registros de fevereiro até maio. Os números voltaram a crescer em junho. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). (…)
No início do ano, o estado teve um número recorde focos de queimadas em floresta e vegetação: 770 casos. Em fevereiro e março, a quantidade de focos teve queda de 275 para 140, respectivamente. Durante os meses de abril e maio houve redução expressiva de focos de queimadas, com 52 casos. Entretanto, os focos voltaram a surgir em junho quando 90 foram identificados. (…)
Fonte: Inpe e G1
Veja mais…
1 Comment to “ Florestas brasileiras”
Daee dotô, blog bombando. Pode crer. valeu meu gaiteiro…