Florestas brasileiras
Notícias da Mata Atlântica
Florestas: 30 anos, mais de 36 milhões de mudas plantadas
Os projetos de restauração florestal da Fundação SOS Mata Atlântica já se destacam entre os que mais contribuíram para a reabilitação do bioma no País. Com a proposta de promover a integração entre produção rural e conservação do meio ambiente, a ONG foi responsável pelo plantio de mais de 36 milhões de mudas de árvores nativas, equivalente a uma área de 21.228 hectares, aproximadamente o tamanho da cidade de Recife (PE).
Bradesco Seguros e Bradesco Cartões são as principais empresas parceiras dos projetos de restauração da Fundação, com o patrocínio de mais de 30 milhões do total de mudas plantadas. Atualmente, a ONG é uma das poucas organizações brasileiras com capacidade de concretizar projetos de larga escala nessa área.
O projeto Clickarvore já beneficiou 508 municípios em 9 Estados, com mais de 29,5 milhões de mudas, somando mais de 17 mil hectares restaurados. Em 2016, foram doadas mais de 410 mil mudas. Já o Florestas do Futuro, que atua simultaneamente em três frentes – sequestro de carbono, manutenção da biodiversidade e preservação de recursos hídricos, com restauração de áreas degradadas – já contemplou 46 municípios em 5 Estados, recuperando uma área de 2.600 hectares, com o plantio de mais de 5,5 milhões de mudas.
A coordenação desses dois programas é feita no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin (CEF), em Itu (SP), referência em trabalhos de restauração e conservação dos recursos florestais, atuando nas linhas de restauração florestal e conservação de recursos naturais, pesquisa e experimentação, capacitação e formação, e educação ambiental e mobilização. Com um viveiro próprio, o CEF produz até 750 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica por ano. (…)
Leia mais em: https://www.sosma.org.br/blog/florestas-30-anos-mais-de-36-milhoes-de-mudas/.
COP 22
Conservação de florestas
O principal objetivo da Conferência é regulamentar o Acordo de Paris, concluído no fim do ano passado e já em vigor desde a sexta-feira (4)
Conservação de florestas
Líder na agenda climática, o Brasil entra otimista na COP 22. O diretor de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Adriano Santhiago, destacou a queda de 78% no desmatamento entre 2004 e 2015, ano de implementação do plano de controle do corte ilegal de árvores na Amazônia.
“Vamos fortalecer essas ações e promover um maior aproveitamento econômico da floresta”, explicou. Segundo ele, medidas nas áreas de energias renováveis, indústria e ciência também estão em curso.
A participação de todos os setores da sociedade será fundamental para o cumprimento das metas brasileiras. “Esse é um esforço do País, incluindo governo, setor privado, organizações não governamentais e academia”, afirmou. (…)
Fonte: Portal Brasil – http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2016/11/cop-22-prioriza-povos-vulneraveis-ao-aquecimento-global
Veja mais…
1 Comment to “ Florestas brasileiras”
Daee dotô, blog bombando. Pode crer. valeu meu gaiteiro…