Florestas brasileiras
O Homem e a natureza nº 17
Cerrado, um bioma maltratado e esquecido
- O Cerrado é a grande vítima invisível do desmatamento no Brasil.
- Enquanto os olhos nacionais e internacionais estão voltados para a Floresta Amazônica, a diversificada vegetação do Cerrado (que vai de campos naturais até formações florestais) vem sendo varrida do mapa.
- O desmatamento do Cerrado ganhou fôlego na década de 1970, estimulado por projetos do governo que favoreciam a ocupação da região.
- Plana e fácil de irrigar, a área era ideal para a expansão da agropecuária. Hoje o Cerrado é o bioma brasileiro que concentra o maior rebanho bovino (cerca de 36% de todo o gado) e onde mais se produz soja (63% de todo o grão brasileiro).
- Em menos de 50 anos, quase metade da vegetação original desapareceu. E 30% virou pasto.
- Nos últimos dez anos, o Cerrado perdeu 50.000 quilômetros quadrados, mais que o estado do Rio de Janeiro.
Rafael Ciscati, Falta água, sobra pasto, ÉPOCA, 27 de março de 2017, página 71
Rui Iwersen
Atlas da Mata Atlântica mostra que 598 cidades desmataram o bioma no último ano
Informações completas sobre todos os municípios do bioma estão disponíveis no site www.aquitemmata.org.br
A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) lançam hoje (13/12) o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, que traz um panorama da situação da cobertura vegetal do bioma nos 3.429 municípios da Mata Atlântica. O estudo indica que foram destruídos 30.569 hectares entre 2015 e 2016. Os desmatamentos aconteceram em 598 (17,4%) dos municípios do bioma. O Atlas avalia diferentes formações naturais que compõem a Mata Atlântica, como floresta, mangue e restinga.
Municípios baianos foram os que mais desmataram no período avaliado. Foram 12.420 hectares destruídos em 130 cidades, 40% do total dos desmatamentos no período. (…)
Na sequência, completando as 10 primeiras posições do ranking nacional, estão Manuel Emídio (PI), com 1.281 ha desmatados; Wanderley (BA), com 1.180 ha; Porto Seguro (BA), com 856 ha; Águas Vermelhas (MG); com 753 ha; São João do Paraíso (MG), com 573 ha; Jequitinhonha (MG); com 450 ha; Canto do Buriti (PI); com 641 ha; e Alvorada do Gurguéia (PI), com 625 ha.
Segundo Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, é lamentável que os municípios ainda permitam o desmatamento. “A Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado do país, restam somente 12,4% da área original. Um total de 72% da população brasileira vive na Mata Atlântica, assim como mais da metade dos animais ameaçados de extinção do país. Ao desmatar, estamos prejudicando nosso próprio bem-estar e qualidade de vida”, afirma ela. (…)
Leia mais em https://www.sosma.org.br/
Veja mais…
1 Comment to “ Florestas brasileiras”
Daee dotô, blog bombando. Pode crer. valeu meu gaiteiro…