Florestas brasileiras
Toque Ecológico nº 9
Pássaros silvestres têm função ecológica
Para quem gosta de animais, o primeiro instinto é tê-los por perto. Existe esse hábito no Brasil, mas também muita desinformação. As pessoas veem animais à venda na feira e não sabem a diferença entre espécies domésticas e silvestres. Não sabem por que pode ser ilegal, até imoral, comprar espécies silvestres e mantê-las confinadas. Elas têm função ecológica.
Passarinho, azulão, trinca-ferro… Estamos tirando da natureza animais que espalham sementes, ajudam no equilíbrio fitoecológico. São animais que, inclusive, podem ser predadores de pestes. (…)
(…) na ONG Freeland Brasil trabalhamos muito com o tema das aves silvestres, porque elas representam o maior volume de espécies traficadas no país. temos problemas também com macacos, esquilos, iguanas…
Juliana Machado ferreira, Não vale a pena ter pássaro preso, ÉPOCA, nº 1069, página 75
Rui Iwersen
417º aniversário do rio São Francisco
Revitalização do São Francisco
O Programa de Revitalização da Bacia do rio São Francisco, foi criado em 2004 no âmbito do Ministério do Meio Ambiente – MMA, em parceria com o Ministério da Integração Nacional e outros 14 Ministérios. Entre os principais parceiros, destacam-se a Codevasf, a ANA, o Ibama, o ICMbio, a Funasa/MS, Universidades Federais e o CBH-SF.
Com prazo de execução de vinte anos, é uma política pública de articulação e integração permanente que envolve a população local e os governos federal, estadual e municipal.
A luta pela revitalização da bacia do rio São Francisco emergiu a partir da edição do Decreto Presidencial, de 5 de junho de 2001, que instituiu o Projeto de Conservação e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em atendimento às demandas da sociedade daquela bacia, em busca de solução para os problemas identificados e que apresentavam repercussões socioambientais que contribuíam, contínua e significativamente, para a degradação ambiental da região.
A partir de 2004 o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, foi incluído nos Planejamentos Plurianuais do Governo Federal para os quadriênios (…) tendo assim garantido os recursos para a implementação das ações [especialmente a recomposição das matas ciliares]. (…)
Fonte: Ministério do Meio ambiente – http://www.mma.gov.br/
Veja mais…
1 Comment to “ Florestas brasileiras”
Daee dotô, blog bombando. Pode crer. valeu meu gaiteiro…