Sobre
GaiaNet
Folhetim Ecológico
GaiaNet é um folhetim ecológico editado e atualizado regularmente por Rui Martins Iwersen desde 2009, e destina-se a divulgar, nas suas 13 páginas, informações ecológicas importantes e úteis neste momento de mudanças climáticas, ambientais, sanitárias, sociológicas, culturais, econômicas e etc.
GaiaNet começou a ser divulgado por e-mail e impresso em 14 de julho de 2007. O blog GaiaNet começou a navegar no espaço cibernético no dia 10 de março de 2009. Desde dezembro de 2013 GaiaNet tem uma fan page no facebook – www.facebook.com/gaianet.com
No dia 14 de julho de 2007, no editorial de GaiaNet nº 1 – Informações Ecológicas, assumi o compromisso de fazer a minha parte no processo de luta contra o aquecimento global: “organizar, editar e atualizar regularmente o boletim ecológico GaiaNet, para divulgar informações, reflexões e ações ecológicas interessantes e úteis”.
Rui Martins Iwersen, o editor, é médico, formado em Florianópolis em 1973 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especializado em Psiquiatria (Paris, Estrasburgo e Marselha – 1975-1977 ), Psiquiatria Social (Escola Nacional de Saúde Pública e Ministério da Saúde, Rio de Janeiro – 1983) e em Saúde Mental e Aids (Ministério da Saúde – 1989). Rui Martins Iwersen é Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, Paris (1996-1997).
Rui Martins Iwersen foi organizador e ex Secretário Geral do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (1980-1982), organizador e ex coordenador do Programa de Saúde Mental (1984-1992) e do Programa de Controle da AIDS (1986-1992) da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Rui Iwersen foi também organizador, Presidente e Secretário Geral do Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS de Florianópolis (GAPA) e de Santa Catarina (GAPA SC) de 1986 a 1989.
Ecologista militante desde os anos 1970, Rui Martins Iwersen é divulgador de informações, reflexões e ações ecológicas desde a apresentação pela ONU, em fevereiro de 2007, do primeiro relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e que, infelizmente, confirmava sua percepção dos processos de mudança climática, ambiental, sanitária, social e cultural.
Rui Martins Iwersen, idealizador e editor de GaiaNet, foi médico da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis de abril de 1980 a junho de 2012. Após 30 anos de trabalhos em clínica médica, clínica psiquiátrica, saúde mental e saúde mental e AIDS, de janeiro de 2011 a junho de 2012 foi Diretor do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, onde encerrou sua carreira no serviço público.
Aposentado do serviço municipal de saúde desde junho de 2012, Rui Martins Iwersen é, agora, editor de GaiaNet e médico planetário, como diria o colega inglês James Lovelock, autor da Teoria de Gaia.
Rui Iwersen Editor
Oi, Dr. Rui.
Achei melhor quando tinha na frente “Últimas atualizações” em vez de “Principais posts”, pois assim a gente vai direto nas últimas notícias.
Bom dia Janine.
Eu e o Maninho, colaborador de primeira hora de GaiaNet, tambem achamos que seria melhor que fossem indicadas no nosso boletim as últimas atualizações, que são frequentes e contínuas. Mas, por enquanto isto não está sendo possivel.
Em breve nosso boletim será gaianet.com, e não mais gaianet.wordpress.com, passando a contar com mais recursos tecnológicos. Então, teremos esta e outras possibilidades, como tradutor por exemplo, que estamos tentando instalar desde a 1ª edição de GaiaNet na Internet, em março de 2009.
Pretendemos tambem passar a editar textos menores nas atualizações, usando o processo Leia mais…, que tu tambem já havias sugerido pessoalmente há alguns meses.
Agradecemos tuas contribuições a GaiaNet e a Gaia.
Rui Iwersen, editor.
“O conhecimento quando não compartilhado não tem valor nenhum.” O seu conhecimento tem valor inestimável! Obrigada Dr.Rui por dividir tão preciosas informações, fazendo-nos refletir para assim agirmos de maneira correta com nossa casa PlanetaTerra. Parabéns a você e toda equipe do GaiaNet. Sucesso e vida longa ao GaiaNet.