Resíduos Sólidos Humanos no Mar
Limpeza dos mares
Em mais uma ação do Acatmar e Grupo de Trabalho de Turismo Náutico de SC, cerca de 40 mergulhadores retiraram nada menos do que 500 quilos de latas, garrafas e toda espécie de lixo no entorno da Ilha do Francês, em Canasvieiras.
A ação contou com a participação de cerca de 100 pessoas. Leandro Ferrari, presidente da Acatmar, diz que o resultado mostra que devemos dar mais atenção às nossas águas se quisermos que o setor náutico cresça em Santa Catarina.
Diário Catarinense; 04 de agosto de 2014; Visor; página 4
Incêndios ocultos na Amazônia desafiam cientistas
Laboratório da Nasa analisa incêndios na Amazônia que duram semanas e afetam a biodiversidade da região
De seu escritório no Centro Espacial Goddard, da Nasa, Douglas Morton analisa um fenômeno oculto e danoso na Amazônia.
São incêndios rente ao solo, de baixa intensidade e expansão lenta – meio metro por minuto – mas capazes de manter suas chamas acesas por semanas e destruir áreas consideráveis de selva. O fogo de sub-bosque (a área mais próxima ao solo) destruiu mais de 85 mil quilômetros quadrados no sul da Amazônia entre 1999 e 2010, segundo a Nasa, o equivalente a quase duas vezes a área do Espírito Santo. (…)
Leia [e veja] mais em Zip Net
Alerta à Humanidade nº 10
Refugiados no mundo ultrapassam marca histórica de 50 milhões, alerta ONU
Número é o maior desde a Segunda Guerra Mundial e pode aumentar com o surgimento de novos conflitos, como no Iraque, por exemplo. Somente em 2013, registraram-se quase 30 mil novos refugiados por dia.
Ao final de 2013, mais de 51 milhões de pessoas viviam como refugiadas no mundo, constatou o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) em seu novo relatório anual Tendências Globais, lançado nesta sexta-feira (20/06). Trata-se da primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que o número ultrapassa os 50 milhões.
Os motivos para o abandono forçado da terra natal são conflitos, perseguições, violência ou violações dos direitos humanos. Do total de 51 milhões, mais de 33 milhões eram deslocados internos – ou seja, tiveram de deslocar-se dentro do próprio país –, enquanto quase 17 milhões tiveram de cruzar fronteiras. Mais de um milhão de pessoas pediram asilo em 2013. (…)
Fonte: BOL Notícias
Veja mais…
[…] Aos leitores do JSA sugerimos que acompanhem as “Reflexões ecológicas” do coordenador e dos colaboradores de GaiaNet, começando, talvez, pela leitura da Ação Ecológica 6 sobre Saúde Ambiental”. […]
Acho interessante que haja alguém se preocupando em achar soluções que faça surgir um equilibrio entre o homem e o meio ambiente, porque quando pensamos na natureza e sua preservação, esquecemos o homem.
È necessário que protejamos o meio ambiente, para que no futuro não muito distante se viva em harmonia.