Alerta à Humanidade nº 19
Última década foi a mais quente desde 1880, diz Nasa
Washington – A última década foi a mais quente já registrada na Terra, de acordo com uma nova análise das temperaturas da superfície global divulgada ontem pela Nasa. A agência espacial norte-americana também descobriu que 2009 foi o segundo ano mais quente de acordo com as medições de temperaturas, iniciadas em 1880. O ano passado foi apenas uma fração de grau mais frio do que 2005. (…)
Fonte: UOL Notícias; 22/01/2010
Alerta à Humanidade nº 18
Ano de 2013 está entre os mais quentes da História
Animais se refrescam do calor em zoológicos do Brasil
Washington – O ano passado esteve entre os mais quentes desde 1880, quando começaram os registros modernos, segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira pela Agência Espacial Americana (Nasa) e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), números que reforçam as evidências de que a Terra está esquentando.
Segundo a NOAA, a média das temperaturas combinadas da terra e da superfície dos oceanos em 2013 foi 0,62°C superior à média do século 20, de 13,9ºC.
De acordo com a fonte, 2013 empatou com 2003 como o quarto ano mais quente desde que os registros começaram a ser feitos, em 1880, enquanto para a Nasa, o ano passado foi o sétimo mais quente. Apesar disso, para os especialistas, as diferenças reais de temperatura entre os anos são muito pequenas e a tendência generalizada a um planeta mais quente está clara. (…)
Fonte: Zip Net
Alerta à Humanidade nº 17
Setembro de 2014 foi o mais quente do mundo em mais de 130 anos
Banhistas aproveitam o calor na praia de Ipanema, na zona sul do Rio
Washington – O mês de setembro de 2014 foi o mais quente no planeta, tanto em terra como nas superfícies dos oceanos, desde que o registro começou a ser realizado em 1880, informou nesta segunda-feira (20) a agência meteorológica americana.”É também o 38º setembro consecutivo que registra uma temperatura mundial acima da média do século XX”, informou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
Quando combinadas, as temperaturas médias no solo e na superfície dos oceanos registradas em setembro bateram um recorde, chegando a 15,72 graus Celsius, ou seja, 0,72°C acima da média do século XX. (…) A última vez em que a temperatura média no mundo em setembro esteve abaixo da média foi em 1976.
Fonte: Zip Net
Veja mais…
[…] Aos leitores do JSA sugerimos que acompanhem as “Reflexões ecológicas” do coordenador e dos colaboradores de GaiaNet, começando, talvez, pela leitura da Ação Ecológica 6 sobre Saúde Ambiental”. […]
Acho interessante que haja alguém se preocupando em achar soluções que faça surgir um equilibrio entre o homem e o meio ambiente, porque quando pensamos na natureza e sua preservação, esquecemos o homem.
È necessário que protejamos o meio ambiente, para que no futuro não muito distante se viva em harmonia.