Alerta à Humanidade nº 21
Risco de dengue cresce por mudanças no clima e urbanização, revela pesquisa
- Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a febre chikungunya
LONDRES – Grandes partes da Europa, do oeste e do centro da África e da América do Sul enfrentam a ameaça de surtos de dengue devido a mudanças climáticas e maior urbanização, de acordo com os primeiros mapas da vulnerabilidade à doença divulgados nesta terça-feira.
Pesquisa da Universidade das Nações Unidas descobriu que a dengue, transmitida pela picada de mosquitos e que pode levar à morte, está se movimentando, e os mapas que indicam as áreas vulneráveis são uma ferramenta para ajudar a prevenir surtos.
“Mudanças no clima podem resultar num aumento da exposição e representar uma ameaça grave a áreas que não sofrem com a dengue endêmica no momento”, disse o relatório. (…)
Fonte; Zip Net
5,25 trilhões de pedaços de plástico são encontrados nos oceanos, diz estudo
Não é nenhum segredo que os oceanos do mundo estão nadando com detritos de plástico – as primeiras massas flutuantes de lixo foram descobertas na década de 90. Mas os pesquisadores estão começando a ter uma ideia melhor do tamanho e da extensão do problema.
Um estudo publicado nesta última semana na revista PLOS One estima que 5,25 trilhões de pedaços de plástico, grandes e pequenos, pesando ao todo 269 mil toneladas, pode ser encontrado nos oceanos do mundo, mesmo nos confins mais remotos. Os navios que participam da pesquisa percorreram os mares coletando pequenos pedaços de plástico com redes, e os valores mundiais foram estimados a partir das amostras usando modelos computadorizados. (…)
Fonte: Zip Net
COP 20
Montanhas precisam de mais atenção em acordos globais
Lima – Os sistemas montanhosos são cruciais para o fornecimento de água no mundo e exigem que um acordo para enfrentar as mudanças climáticas disponha de mais financiamento para sua proteção, disseram especialistas reunidos nesta quinta-feira em Lima.
No dia internacional das montanhas, um grupo de especialistas de várias regiões insistiram em que a comunidade internacional incorpore apropriadamente o cuidado com elas, como um aspecto vital para abrandar efeitos da mudança climática.
“A biodiversidade e os serviços hídricos que as montanhas oferecem exigem que sejam apropriadamente incorporadas nos objetivos da COP 21″, disse o diretor do Instituto Internacional de Montanhas, Andrew Taber, referindo-se à conferência em Paris que fixará, em 2015, um novo acordo global sobre o clima. (…)
Fonte: Zip Net
Veja mais…
[…] Aos leitores do JSA sugerimos que acompanhem as “Reflexões ecológicas” do coordenador e dos colaboradores de GaiaNet, começando, talvez, pela leitura da Ação Ecológica 6 sobre Saúde Ambiental”. […]
Acho interessante que haja alguém se preocupando em achar soluções que faça surgir um equilibrio entre o homem e o meio ambiente, porque quando pensamos na natureza e sua preservação, esquecemos o homem.
È necessário que protejamos o meio ambiente, para que no futuro não muito distante se viva em harmonia.