A Vida nos Oceanos
WWF alerta para diminuição acelerada dos recursos dos oceanos
O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) alertou para a diminuição acelerada dos recursos dos oceanos, cujos ativos estão avaliados em US$ 24 bilhões e à altura das dez melhores economias do mundo.
No relatório Revitalizar a Economia dos Oceanos: Argumentos para a Ação em 2015, a organização não governamental de defesa da natureza faz uma análise dos recursos dos oceanos, comparando-os aos das dez maiores economias do mundo. O documento alerta para o perigo de os sistemas naturais essenciais simplesmente deixarem de funcionar um dia.
(…) Produzido pelo Global Change Institute, da universidade australiana de Queensland, em parceria com a empresa norte-americana Boston Consulting Group, o relatório faz uma avaliação centrada dos ativos dos oceanos, com ênfase para os bens e serviços, incluindo a pesca e a proteção costeira contra tempestades. (…)
Leia [e veja] mais em Zip Net
Casos de dengue crescem 240% no País em relação a 2014
- Oficiais do exército brasileiro atuam no combate à dengue em Campinas (SP)
O número de casos de dengue registrados no Brasil em 2015 já é 240% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Até o dia 28 de março deste ano, o País registrou 460,5 mil casos da doença, enquanto no ano passado, no mesmo período, foram 135,3 mil casos. O balanço, divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Saúde mostra que, em média, 215 brasileiros contraem dengue por dia.
O número de mortes por complicações da doença também avançou 29% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, 132 pessoas já morreram por causa da dengue. Em 2014, foram 102. (…)
Fonte: Zip Net
O Desmatamento da Amazônia
Impacto do desmatamento
Grandes florestas, como a Amazônia são o habitat natural de diversas plantas e animais. Esses espaços preservam biodiversidade e possuem grande relevância econômica para um país. Além disso, a Floresta Amazônica é essencial para manter o ciclo da água na região. A densidade da floresta tropical influência a quantidade de chuva reciclada e a quantidade de água retida no solo. A redução da mata reduz sua densidade, que por sua vez facilita o crescimento de plantas curtas, como grama, tornando a floresta vulnerável a incêndios florestais. Grama possui a habilidade de queimar facilmente e ao mesmo tempo se recuperar com a mesma facilidade. Uma vez que a floresta começa a queimar, o lugar muda, criando uma vegetação de cerrado, e consequentemente mudando o habitat dos animais.
A floresta Amazônica também é essencial por armazenar grande parte do CO2 existente no planeta. Sem a floresta, mais gás é emitido para a camada de ozônio, e assim, essa se torna prejudicada.5
Índices de desmatamento
O Brasil é o país que, no século 21, teve o maior índice de desflorestamento em área.
A riqueza das florestas do Brasil equivale à 65 trilhões de dólares (cotação 2015), isso é 331 000 dólares per capita.
Em 2006, o Brasil perdeu 5% da sua área total de floresta.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Veja mais…
[…] Aos leitores do JSA sugerimos que acompanhem as “Reflexões ecológicas” do coordenador e dos colaboradores de GaiaNet, começando, talvez, pela leitura da Ação Ecológica 6 sobre Saúde Ambiental”. […]
Acho interessante que haja alguém se preocupando em achar soluções que faça surgir um equilibrio entre o homem e o meio ambiente, porque quando pensamos na natureza e sua preservação, esquecemos o homem.
È necessário que protejamos o meio ambiente, para que no futuro não muito distante se viva em harmonia.