Alerta à Humanidade nº 30
Desaparecimento do Coral Solitário de Wellington – Rhizopsammia wellingtoni
Corais são os seres vivos mais afetados pelo aquecimento global dos mares – e com o Coral solitário de Wellington não foi diferente. Originário das ilhas Galápagos, este coral roxo escuro, quase preto, vivia entre 2 e 45 metros de profundidade.
Ele desapareceu quando as águas do Pacífico esquentaram nos últimos anos.
Fonte: Super Interessante, Supernovas, edição 351, setembro 2015, página 13
Rui Iwersen
Alerta à Humanidade nº 28
Fogo, calor, insetos… veja ameaças que afetam as florestas da Terra
As florestas cobrem cerca de 20% da superfície terrestre. O maior impacto causado pelo homem foi realizado nas florestas de zonas temperadas, mas atualmente, as mudanças já chegaram às florestas tropicais e à zona boreal, no hemisfério norte.
A revista Science reuniu importantes informações observadas pelos cientistas ao longo dos últimos anos que mostram a perda de capacidade da manutenção de seu próprio ambiente, seja por causas naturais ou ações dos seres humanos.
Leia [e veja] mais em: http://zip.net/bprVt2
Toque Ecológico nº 2
Use o mínimo possível de detergente, sabão, sabonete, creme de barbear, pasta de dente, água sanitária e outros produtos de limpeza.
Os produtos humanos de limpeza são enviados praticamente ao natural aos rios e ao mar, causando importante poluição ao planeta e aos seus ambientes.
Rui Iwersen
Veja mais…
[…] Aos leitores do JSA sugerimos que acompanhem as “Reflexões ecológicas” do coordenador e dos colaboradores de GaiaNet, começando, talvez, pela leitura da Ação Ecológica 6 sobre Saúde Ambiental”. […]
Acho interessante que haja alguém se preocupando em achar soluções que faça surgir um equilibrio entre o homem e o meio ambiente, porque quando pensamos na natureza e sua preservação, esquecemos o homem.
È necessário que protejamos o meio ambiente, para que no futuro não muito distante se viva em harmonia.