Conferências ecológicas
Brasil deve assumir papel relevante na COP-10, diz ONU
O Brasil deve assumir um papel importante na Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP-10), a ser realizada em outubro em Nagoya, no Japão, na avaliação do assessor especial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Pavan Sukhdev. “O Brasil é o centro do capital natural. Por isso, deve assumir uma postura afirmativa sobre o valor da conservação ambiental”, afirmou o economista à Agência Estado, após evento hoje em São Paulo.
Sukhdev disse esperar que o Brasil tome como referência para essa ação dados do estudo A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (Teeb, na sigla em inglês), que foi encomendado pelo grupo dos países desenvolvidos e emergentes (G8+5). Na semana passada, o estudo foi apresentado por ele em Curitiba e apontou que a destruição ambiental provoca perdas anuais de US$ 2 trilhões a US$ 4,5 trilhões por ano à economia mundial. O governo brasileiro deve apresentar, na COP-10, a própria conta para a preservação ambiental e pleitear recursos para o seu cumprimento. (…)
Fonte: Agência Estado – http://noticias.uol.com.br/ultnot/agencia/ e UOL Notícias – http://noticias.uol.com.br
Começa Cúpula da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Nações Unidas – Governantes de todo o mundo iniciaram hoje uma reunião de três dias na sede da ONU em Nova York para renovar e acelerar a promessa que fizeram há dez anos de erradicar a fome e a pobreza extrema no mundo, buscando um financiamento inovador para o desenvolvimento. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou na cerimônia de abertura que, apesar da crise, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) “são alcançáveis”.
A Cúpula sobre o cumprimento dos ODM foi convocada pelo secretário-geral da ONU para os dias 20, 21 e 22 de setembro, para lembrar a comunidade internacional que devem ser cumpridos os compromissos de ajuda aos mais necessitados. (…) A reunião precede o debate anual da Assembleia Geral da ONU, que será realizado entre 23 e 30 de setembro, no qual chefes de Estado e chanceleres de 192 países dialogarão sobre temas da atualidade internacional.
Fonte: EFE – http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/ e UOL Notícias – http://noticias.uol.com.br
Primeiro consenso da COP-16 é sobre educação ambiental
Acordo sobre educação, formação e sensibilização da população sobre as mudanças climáticas é o primeiro em que os 189 países membros entraram em consenso na COP-16, Conferência do Clima que acontece em Cancún, no México. O texto aprovado determina a promoção do conhecimento sobre mudanças climáticas para a população, em especial os jovens, e sua participação neste processo, o desenvolvimento de projetos nacionais e regionais, e ainda estratégias formais e não formais de educação ambiental. A proposta, liderada pela República Dominicana junto com o grupo G-77 + China, especifica o artigo 6 da Convenção, que previa de maneira ampla a conscientização sobre a mudança climática. (…)
A atitude foi tida como uma vitória para o subgrupo chamado Sica (Sistema da Integração Centro-americana) que reúne além da República Dominicana, os sete países da América Central continental: Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá. Segundo Ramirez, a região é a uma das três zonas mais vulneráveis ao aquecimento global. As ações serão focadas em educação, formação, participação, cooperação internacional e reporte de ações. O financiamento de ações também está previsto, assim como um maior destino de verbas nacionais para esta área. Os países devem formar planos nacionais para estabelecer estratégias.
Fonte: UOL Ciência e Saúde – http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/
Veja mais…
2 Comments to “ Conferências ecológicas”
NOSSA N ERA ISSO Q EU QUERIA AGENTE PROCURA UMA COISA E VEM OUTRA TOTALMENTE DIFERENTE; AFFS MT RUIM !!!
Resumo da conferencia muito bom, valeu para mim que estudo no curso de Gestão Ambiental.