Conferências ecológicas
11ª Conferência das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica – COP11
Mais de 400 espécies entram para lista de espécies em risco de extinção no mundo
do UOL Notícias e EFE
Hyderabad, na Índia – Cerca de 400 espécies animais e vegetais foram incorporadas à lista das espécies em risco de extinção revelada nesta quarta-feira (17) em Hyderabad, na Índia, onde ocorre a 11ª Conferência das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, a COP11 – o evento entrou em sua reta final com a presença de mais de 70 ministros nesta semana.
“Não há uma maneira única de medir a decadência da biodiversidade, é complexo, mas a ‘Lista Vermelha’ é a melhor medida de que dispomos”, ressaltou Jane Smart, diretora mundial do Grupo de Conservação da Biodiversidade da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN, na sigla em inglês).
A atualização deste registro de referência inclui 65.518 espécies, das quais cerca de um terço (20.219) estão em perigo de extinção – sendo 4.088 espécies em risco crítico de extinção, 5.919 em risco e 10.212 vulneráveis. Desde a a última versão apresentada em junho, durante a cúpula Rio+20, mais de 400 vegetais e animais foram acrescentados à lista das espécies ameaçadas. (…)
.
Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2012/10/17/mais-de-400-especies-entram-para-lista-de-especies-em-risco-de-extincao-no-mundo.jhtm
Rui Iwersen, editor, de Cartagena – Colômbia
INFORMAÇÕES SOBRE CONFERÊNCIAS DO MEIO AMBIENTE DE 2008 A 2012
.
Conferência Estadual do Meio Ambiente
Palestra: “Aquecimento global: considerações sobre seus efeitos no sul do Brasil a partir dos impactos na Antártica”
Palestrante: Francisco Eliseu Aquino, Professor da UFRGS e Vice-Presidente do Programa Antártico Brasileiro.
Nos dias 6 e 7 de março realizou-se em Florianópolis a III Conferência Estadual do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina. Segundo os organizadores, ligados principalmente ao Ministério do Meio Ambiente, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, até aquela data 5 outros Estados já haviam realizado suas Conferências Estaduais, preparatórias da III Conferência Nacional do Meio Ambiente em Brasília no mês de maio.
Durante dois dias, cerca de 150 delegados eleitos nas Conferências Regionais e cerca de 50 participantes da Sociedade Civil debateram o Regulamento da Conferência, discutiram e aperfeiçoaram os eixos temáticos sobre Mudanças Climáticas e escolheram cerca de 40 delegados para a Conferência Nacional. Marcos de Brum, engenheiro agrônomo do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), foi sorteado e escolhido como delegado do setor público, do qual participei representando a Secretaria da Saúde de Florianópolis (onde trabalho desde 1980) e o Caps II Ponta do Coral (onde trabalho desde sua fundação em 1995). Como suplente foi escolhido um representante da administração municipal de São José.
Os trabalhos iniciaram-se com discursos de autoridades nacionais e estaduais ligadas ao meio ambiente, seguidos de uma palestra sobre considerações sobre os efeitos do aquecimento global, proferida pelo professor Francisco Aquino, e de trabalhos em grupo sobre os eixos temáticos, os mesmos da Conferência Regional e, provavelmente, os mesmos da Conferência Nacional: mitigação; adaptação; pesquisa e desenvolvimento tecnológico; educação e cidadania ambiental.Assim como nas conferências regionais e estaduais, a Conferência Nacional do Meio Ambiente em Brasília no mês de maio será aberta aos delegados estaduais e aos cidadãos em geral, os cidadãos com direito a voz e os delegados com direito a voz e voto para concluirmos a organização democrática e popular da Política Nacional do Meio Ambiente.
Rui Iwersen
Veja mais…
2 Comments to “ Conferências ecológicas”
NOSSA N ERA ISSO Q EU QUERIA AGENTE PROCURA UMA COISA E VEM OUTRA TOTALMENTE DIFERENTE; AFFS MT RUIM !!!
Resumo da conferencia muito bom, valeu para mim que estudo no curso de Gestão Ambiental.