Aquecimento global
Reedições de GaiaNet
Mensagem ao Donald Trump nº 2
O ano em que o calor na Terra bateu recordes
O ano de 2016 deverá ser o mais quente desde que começaram os registros de temperatura em 1850, segundo o Met Office, instituto de meteorologia do Reino Unido e a Organização Mundial de Meteorologia.
Dos 11 primeiros meses do ano, dez bateram o recorde histórico de calor. O encolhimento do gelo nos polos também bateu recordes.
O aquecimento se associa a eventos extremos e destrutivos. Em outubro, o furacão Matthew deixou devastação e 1.600 mortos no Caribe. O furacão bateu o recorde de duração na categoria 4, com 84 horas seguidas. (…)
O planeta entra num novo estágio climático – 2016 marca uma aceleração no aquecimento.
Estudos associam o aquecimento global a furacões mais fortes e numerosos.
ÉPOCA, Retrospectiva 2016, Aquecimento global, 26 de dezembro de 2016,página 80
Editado originalmente em algumas páginas de GaiaNet em 29 de dezembro de 2016
Rui Iwersen
Mudanças climáticas do passado e do presente
A gigantesca cratera que continua crescendo e revela como a Terra era há 200 mil anos
Localizada na floresta boreal da Sibéria, enorme cratera cresce, em média, 10 metros por ano e serve de alerta contra o desmatamento e o aquecimento global
Um buraco de 1 quilômetro de extensão e 85 metros de profundidade não para de crescer em uma remota região da Rússia e é chamado de “porta para o inferno” por pessoas que vivem na região, que preferem evitá-lo.
Mas cientistas asseguram que se trata de uma cratera única, um registro detalhado de 200 mil anos de história da Terra.
Batagaika, a gigantesca cratera, emerge de forma dramática na floresta boreal da Sibéria à medida que o permafrost – tipo de solo que está sempre congelado – derrete como efeito do aquecimento global.
A cratera tem crescido na média de 10 metros por ano. Mas em anos mais quentes, esse aumento chegou a 30 metros, conforme indicou estudo do Instituto Alfred Wegener em Potsdam, na Alemanha. A instituição vem monitorando o buraco há uma década.
A cratera representa uma rara oportunidade de observar, ao mesmo tempo, o passado, o presente e o futuro. As camadas de sedimento expostas revelam como era o clima na região há 200 mil anos. Resquícios de árvores, pólen e animais indicam que, no passado, a área foi uma densa floresta. (…)
Fonte: BBC Brasil
Veja mais…
2 Comments to “ Aquecimento global”
É de suma importância esse tipo de colocação cronológica, mostrando a clareza dos efeitos das tempestades que assolam nosso pais. Espero que as pessoas tomem consciência do que está acontecendo.
Muito bom ter estas notícias aqui! Eu pesquiso e logo acho! Um beijo, :*