Aquecimento global
COP 24: países definem regras para implementar Acordo de Paris
Os representantes de mais de 150 países que se reuniram na Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP24), em Katowice, na Polônia, definiram executar uma série de regras que permitem a implementação do Acordo de Paris. A decisão foi unânime.
Com a adoção das regras a partir de 2020, as nações signatárias deverão trabalhar juntas para enfrentar o aquecimento global sob o Acordo de Paris.
Pelas medidas aprovadas, todas as nações, incluindo os países em desenvolvimento, devem detalhar os esforços em curso para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O primeiro relatório deve ser apresentado até o final de 2024. (…)
Fonte: Agência Brasil
As emissões globais da queima de combustíveis fósseis voltam a crescer
O relatório anual do Global Carbon Budget prevê que as emissões de 2018 serão 3% maiores do que as de 2017, desapontando quem pensava que estas teriam se estabilizado e, em breve, começariam a cair. A emissão proveniente da queima de combustíveis fósseis deverá ser de aproximadamente 37 bilhões de toneladas de CO2, um recorde desde que a espécie humana começou a circular pela Terra.
O país maior emissor, disparado, é a China. Em segundo lugar vêm os EUA, cujas emissões continuam a cair, apesar dos esforços do governo Trump no sentido contrário. A queima de carvão segue sendo a principal fonte de emissões, quase 15 bilhões de toneladas e, para piorar, estas voltaram a aumentar depois de 3 anos de queda consecutiva. Na China, o país maior consumidor de carvão do mundo, as emissões estabilizaram. O responsável pelo aumento foi a Índia.
Como quase todo o relatório é dedicado à queima de fósseis, o Brasil não é mencionado uma única vez. Mesmo nas poucas páginas que falam do desmatamento, quem salta aos olhos é a Indonésia. Quem está acostumado a ver as emissões brasileiras, pode sentir a falta das emissões dos demais gases de efeito estufa para compor o quadro completo das contribuições para o aquecimento global.
A apresentação do trabalho atualizou uma figura interessante: começando com uma concentração de CO2 na atmosfera de cerca de 288 ppm em 1870, quando a revolução industrial já ia “de carvão em popa”, os autores vão estimando quanto cada fonte de emissão fez aumentar a concentração atmosférica e quanto cada sumidouro conseguiu remover este gás da atmosfera, até chegarmos à concentração atual de 405 ppm divulgada recentemente. O carvão e o desmatamento são os que mais contribuíram ao longo desses quase 150 anos. (…)
Fonte: Climainfo
Veja mais…
2 Comments to “ Aquecimento global”
É de suma importância esse tipo de colocação cronológica, mostrando a clareza dos efeitos das tempestades que assolam nosso pais. Espero que as pessoas tomem consciência do que está acontecendo.
Muito bom ter estas notícias aqui! Eu pesquiso e logo acho! Um beijo, :*