Aquecimento global
Desterrados e refugiados do clima
(…) Os desterrados são aqueles que deixam as regiões de origem em seus países e deslocam-se para outras ainda dentro das fronteiras. Os refugiados são aqueles que fogem de seus países para outros, geralmente mais desenvolvidos, onde esperam melhores condições de vida.
O dado perturbador é que a maioria acachapante dos desterrados e refugiados que a ONU contou em 2016 fugiu não de violência e conflitos como geralmente se supõe, mas de eventos catastróficos relacionados ao clima. Secas, inundações, temperaturas escorchantes e suas consequências, como a perda de lavouras e das condições de vida de muitos dos que dependem da produção agrícola de subsistência.
Um estudo científico publicado em 2015 aponta a seca desastrosa que atingiu a Síria como fator de estresse para o conflito que mais tarde se daria. A literatura sobre alterações climáticas e a deflagração de guerras e conflitos é vasta, e a correlação é bem estabelecida. Em alguns casos é possível ver mais do que meras correlações. Em alguns casos é possível afirmar que problemas climáticos causaram guerras e conflitos. (…)
Monica de Bolle, Rosáceas, ÉPOCA, 22 de abril de 2019, página 82
Rui Iwersen
Situação do clima em 2018 mostrou aumento dos efeitos da mudança climática, diz relatório
Os sinais físicos e os impactos socioeconômicos deixados pela mudança climática são cada vez maiores devido às concentrações de gases de efeito estufa sem precedentes, que provocam um aumento das temperaturas mundiais a níveis perigosos, segundo o relatório mais recente da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
A 25ª edição da Declaração da OMM sobre o estado do clima mundial, correspondente a 2018, destacou a elevação recorde do nível do mar, assim como das temperaturas terrestres e oceânicas, que ficaram excepcionalmente altas nos últimos quatro anos. Esta tendência de aquecimento começou no início do século e deve continuar.
“Desde a primeira publicação da Declaração, a climatologia alcançou um grau de robustez sem precedentes e proporcionou provas confiáveis do aumento da temperatura mundial e de circunstâncias relacionadas, como o aumento acelerado do nível do mar, a redução dos gelos marítimos, o retrocesso das geleiras e fenômenos extremos, tais como as ondas de calor”, afirmou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas. (…)
Fonte: Organização Meteorológica Mundial (OMM)
A relação das mudanças climáticas com as crises humanitárias
Os riscos do aquecimento global incluem o aumento da frequência e da intensidade de eventos climáticos extremos, das temperaturas, da poluição do ar, de padrões alterados de doenças infecciosas, bem como da insegurança alimentar e da água, entre outras questões. Os impactos indiretos incluem instabilidade econômica, política e social. A migração pode ser vista como uma resposta adaptativa à mudança climática.
As mais afetadas, em geral, são pessoas de baixo nível socioeconômico e as que vivem em países em desenvolvimento, onde os serviços e a infraestrutura para resistir aos impactos do clima são mais fracos. Crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas que já têm algum tipo de doença são particularmente vulneráveis, por exemplo, a doenças respiratórias e relacionadas com o calor, agravadas pelas alterações climáticas. (…)
Carol Devine, consultora de assuntos humanitários de Médicos Sem Fronteiras, Informação, Médicos Sem Fronteiras, ano 22, nº 44, fevereiro de 2019, página 4
Foto: Nasa e WayCarbon
Rui Iwersen
Veja mais…
2 Comments to “ Aquecimento global”
É de suma importância esse tipo de colocação cronológica, mostrando a clareza dos efeitos das tempestades que assolam nosso pais. Espero que as pessoas tomem consciência do que está acontecendo.
Muito bom ter estas notícias aqui! Eu pesquiso e logo acho! Um beijo, :*