Sobre

GaiaNet

GaiaNet é um boletim ecológico, editado e atualizado regularmente por Rui Martins Iwersen desde 2009, e destina-se a divulgar, nas suas 23 páginas, informações ecológicas importantes e úteis neste momento de mudanças climáticas, ambientais, sanitárias, sociológicas, culturais, econômicas e etc.

GaiaNet começou a ser divulgado por e-mail e impresso em 14 de julho de 2007. O blog GaiaNet começou a navegar no espaço cibernético no dia 10 de março de 2009. Desde dezembro de 2013 GaiaNet tem uma fan page no facebook – http://www.facebook.com/gaianet.com

No dia 14 de julho de 2007, no editorial de GaiaNet nº 1 – Informações Ecológicas, assumi o compromisso de fazer a minha parte no processo de luta contra o aquecimento global: “organizar, editar e atualizar regularmente o boletim ecológico GaiaNet, para divulgar informações, reflexões e ações ecológicas interessantes e úteis”.

Rui Martins Iwersen, o editor, é médico, formado em Florianópolis em 1973 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especializado em Psiquiatria (Paris, Estrasburgo e Marselha – 1975-1977 ), Psiquiatria Social (Escola Nacional de Saúde Pública e Ministério da Saúde, Rio de Janeiro – 1983) e em Saúde Mental e Aids (Ministério da Saúde – 1989). Rui Martins Iwersen é Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne, Paris (1996-1997).

Rui Martins Iwersen foi organizador e ex Secretário Geral do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (1980-1982), organizador e ex coordenador do Programa de Saúde Mental (1984-1992) e do Programa de Controle da AIDS (1986-1992) da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Rui Iwersen foi também organizador, Presidente e Secretário Geral do Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS de Florianópolis (GAPA) e de Santa Catarina (GAPA SC) de 1986 a 1989.

Ecologista militante desde os anos 1970, Rui Martins Iwersen é divulgador de informações, reflexões e ações ecológicas desde a apresentação pela ONU, em fevereiro de 2007, do primeiro relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e que, infelizmente, confirmava sua percepção dos processos de mudança climática, ambiental, sanitária, social e cultural.

Rui Martins Iwersen, idealizador e editor de GaiaNet, foi médico da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis de abril de 1980 a junho de 2012. Após 30 anos de trabalhos em clínica médica, clínica psiquiátrica, saúde mental e saúde mental e AIDS, de janeiro de 2011 a junho de 2012 foi Diretor do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde  de Florianópolis, onde encerrou sua carreira no serviço público.

Aposentado do serviço municipal de saúde desde junho de 2012, Rui Martins Iwersen é, agora, editor de GaiaNet e médico planetário, como diria o colega inglês James Lovelock, autor da Teoria de Gaia.

5 Comentários

  1. Olavo Filizola said,

    30 de janeiro de 2015 às 13:57

    Que tal o médico pesquisador Sr. Rui Martins Iwersen recomendar as Indústrias, Pesquisadores e Governos a ter um Plano, um Modelo, Equipamentos para Aproveitamento e Reaproveitamento de toda Água das Chuvas nos Telhados através de Calhas (sendo esse ação in loco do local da descida das águas) em toda Construção através das técnicas existentes em todas as modalidades e emprego no Brasil!?

    • gaianet said,

      31 de janeiro de 2015 às 11:22

      Olá Olavo Filizola.
      Obrigado pela visita e pelo comentário a GaiaNet. Nas diversas postagens regulares nas várias Páginas e Séries de GaiaNet, o propósito sempre foi alertar e ajudar a todos os possíveis leitores do blog interessados em evitar ou mitigar os efeitos do aquecimento global.
      Já fiz referências à coleta e uso da água da chuva. Eu mesmo tenho no porão de minha casa, no município de Águas Mornas (SC), cinco mil litros de água da chuva. Na minha casa, além das caixas d’água, as águas da chuva abastecem também um pequeno lago artificial no terreno.
      Tomara que empresários e governantes tenham também nossa visão e intenção de uso das águas da chuva. Tomara também que os atinjamos para aumentar suas sensibilidades e intenções. Certamente prosseguirei esta tarefa. Fico contente com tua parceria. GaiaNet está à disposição para tua participação.
      Abraço

  2. Janine said,

    17 de setembro de 2010 às 18:34

    Oi, Dr. Rui.
    Achei melhor quando tinha na frente “Últimas atualizações” em vez de “Principais posts”, pois assim a gente vai direto nas últimas notícias.

    • gaianet said,

      18 de setembro de 2010 às 12:54

      Bom dia Janine.
      Eu e o Maninho, colaborador de primeira hora de GaiaNet, tambem achamos que seria melhor que fossem indicadas no nosso boletim as últimas atualizações, que são frequentes e contínuas. Mas, por enquanto isto não está sendo possivel.
      Em breve nosso boletim será gaianet.com, e não mais gaianet.wordpress.com, passando a contar com mais recursos tecnológicos. Então, teremos esta e outras possibilidades, como tradutor por exemplo, que estamos tentando instalar desde a 1ª edição de GaiaNet na Internet, em março de 2009.
      Pretendemos tambem passar a editar textos menores nas atualizações, usando o processo Leia mais…, que tu tambem já havias sugerido pessoalmente há alguns meses.
      Agradecemos tuas contribuições a GaiaNet e a Gaia.
      Rui Iwersen, editor.

  3. Heloisa H. Garcia said,

    31 de março de 2009 às 4:40

    “O conhecimento quando não compartilhado não tem valor nenhum.” O seu conhecimento tem valor inestimável! Obrigada Dr.Rui por dividir tão preciosas informações, fazendo-nos refletir para assim agirmos de maneira correta com nossa casa PlanetaTerra. Parabéns a você e toda equipe do GaiaNet. Sucesso e vida longa ao GaiaNet.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: