Hora da Terra

 

GaiaNet
Boletim Ecológico 
Editor – Rui Martins Iwersen

..

27 de março de 2017

A Hora da Terra pelo mundo

Hora do Planeta é lembrada em número recorde de países

Resultado de imagem para hora da Terra

A Hora do Planeta, uma das principais iniciativas globais contra a mudança climática, foi lembrada no sábado em um número recorde de 187 países, nos quais mais de 3 mil monumentos e edifícios emblemáticos permaneceram com suas luzes apagadas durante 60 minutos.

A ONG World Wide Fund for Nature (WWF), que organiza a iniciativa, informou em comunicado que a Hora do Planeta gerou mais de 1,1 bilhão de visualizações nas redes sociais em 24 horas, chegando aos trending topics em pelo menos 30 países.

A WWF lembrou que 2016 foi o ano com as temperaturas mais altas já registradas, por isso a ação, que completou o 10ª aniversário, é mais necessária do que nunca. (…)

Entre os monumentos e edifícios emblemáticos que ficaram apagados durante os 60 minutos da Hora do Planeta estão o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Big Ben, em Londres, o Empire State Building, em Nova York, e a Torre Eiffel, em Paris.

Fonte: http://www.efe.com/efe/brasil/educacao/hora-do-planeta-e-lembrada-em-numero-recorde-de-paises/50000242-3219296

.

29 de março de 2014

Hora da Terra, Hora do Planeta, uma hora pela Terra

Hora do Planeta

Hora do Planeta (ou Earth Hour) é um movimento anti-aquecimento global da ONG WWF para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global, realizada desde 2007.

Em um período de 60 minutos (correspondente a 1 hora) do último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.

No primeiro ano, apenas a cidade de Sydney (Austrália) participou. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.

Em 2009 foram 3922 cidades em 88 países do globo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Leia mais nesta página de GaiaNet e em:  www.horadoplaneta.org.br.

.

23 de março de 2013

Hora da Terra ou Hora do Planeta

Esta sucessão de fotos mostra as luzes da torre Eiffel, em Paris, sendo desligadas às 20h30 (horário local) durante a Hora do Planeta, neste sábado (23).

Os organizadores do evento esperam que milhões de pessoas em mais de 150 países apaguem suas luzes por 60 minutos na noite deste sábado, às 20h30 no horário local, em uma demonstração simbólica de apoio ao meio ambiente

Bertrand Langlois/AFP/BOL Fotos.

Informações sobre a Hora da Terra de 2009 a julho de 2012.

28 de março de 2009

Editorial

Como forma de luta contra o aquecimento global, o Fundo Mundial para a Natureza Austrália (WWF) está propondo, pelo segundo ano consecutivo, que apaguemos as luzes e desliguemos eletrodomésticos sábado, dia 29 de março, das 20 às 21 horas (horário do Brasil) – Hora da Terra – Earth Hour.

Cidades de 35 países vão apagar a luz por uma hora contra a mudança climática

Sydney (Austrália), 28 março de 2008 (EFE) – Cidades de 35 países de todo o mundo, incluindo o Brasil, se inscreveram até o momento para participar dia 29 de março da “Earth Hour”, uma iniciativa contra a mudança climática lançada pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) na Austrália.

A matéria na íntegra, enviada pela amiga Alina Celi Frugoni, colaboradora de GaiaNet, pode ser lida no link abaixo.

http://br.noticias.yahoo.com/s/28032008/40/saude-cidades-35-paises-vao-apagar-luz-hora-mudan-climatica.html

Nesta página publicaremos informações sobre a Hora da Terra.

Rui Iwersen, editor

.

22 de março de 2010

Hora da Terra

Monumentos do mundo inteiro apagam suas luzes neste sábado

Neste sábado (27), às 20h30, cartões-postais do mundo todo apagarão suas luzes por uma hora em um ato simbólico contra o aquecimento global. Pelo menos 812 monumentos famosos, como a Torre Eiffel, em Paris, e o Portão de Brandenburgo, em Berlim, ficarão no escuro. O ato já conta com participação de 120 países.

No Brasil, 145 monumentos e locais públicos serão apagados, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Ponte Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo, o Palácio de Cristal, em Curitiba, e o Arco da Praça Portugal, em Fortaleza. A campanha tem o apoio de 61 cidades brasileiras – das quais 15 são capitais em 19 Estados em cinco regiões do país, além de mais de 1.500 empresas e 249 organizações. O evento, que no país é comandado pelo WWF-Brasil, convida todas as pessoas a desligarem a luz de casa para fazer parte do ato. (…)

Efeito estufa

No Brasil, a WWF escolheu como temas da Hora do Planeta o combate ao desmatamento, a proteção e recuperação de áreas de preservação permanente, como as matas ciliares e as nascentes, e a obrigatoriedade do cumprimento das metas de redução de desmatamento e de emissões de gases de efeito estufa assumidas na Conferência de Copenhague em 2009 (COP-15 da UNFCCC). (…) O site oficial da campanha para obter mais informações e se cadastrar é www.horadoplaneta.org.br.

Fonte: UOL Ciência e Saúde e AFP

Rui Iwersen, editor de GaiaNet

.

24 de março de 2010

Hora da Terra

Pessoas no mundo inteiro apagam as luzes por uma hora neste sábado (27)

Neste sábado (27), entre 20h30 e 21h30 (horário local), pessoas de todo o mundo apagarão voluntariamente suas luzes em um ato simbólico contra o aquecimento global. O primeiro lugar a aderir à chamada Hora do Planeta deve ser as Ilhas Chatham, na Nova Zelândia, às 3h45 de Brasília. (…)

A campanha, liderada pela Rede WWF (World Wide Fund for Nature), conta com o apoio de 64 cidades brasileiras – das quais 17 capitais – distribuídas em 19 Estados de norte a sul do país, além de mais de 1.500 empresas e 249 organizações. “Estamos felizes com os resultados já obtidos e esperançosos de que vamos conseguir ainda mais adesões”, diz Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil. (…)

Anos anteriores

A adesão estimada no Brasil deve superar a do ano passado, quando participaram 51.926 pessoas cadastradas e centenas de outras que não fizeram o cadastro, mas apagaram suas luzes durante uma hora. No resto do mundo, a participação também aumentou. Esta edição conta com 33 novos países, entre eles Nepal, Mongólia, Arábia Saudita, Nigéria, Paraguai, Uruguai e Marrocos.

A Hora do Planeta foi realizada pela primeira vez em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades aderiram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas: milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. (…)

Embora defenda a economia de energia e a maior eficiência na sua produção, transporte e consumo, o WWF-Brasil esclarece que a Hora do Planeta é apenas um gesto simbólico. “Como acontece por apenas uma hora, não há qualquer impacto previsto sobre a economia”, afirma Hamú.

O site oficial da campanha para obter mais informações e se cadastrar é www.horadoplaneta.org.br.

Fonte: UOL Notícias – WWW.noticias.uol.com.br e AFP

Rui Iwersen, editor de GaiaNet

.

26 de março de 2011

Hora da Terra – uma hora pela Terra

18h30

Hoje, à partir das 20h30, horário de Brasília, em várias cidades e países do Planeta, por uma hora administradores municipais e voluntários apagarão suas luzes e aparelhos elétricos num movimento planetário pela economia de energia, pela mudança do modelo energético, pela preservação de nossos ecossistemas, pela salvação de nossa biodiversidade e pelo aumento da consciência ecológica da humanidade.

21h31

Florianópolis apagou seu símbolo em ato simbólico pela Terra

Resultado de imagem para ponte hercilio luz

Durante a Hora da Terra, entre oito e meia e nove e meia, como organizado internacionalmente, a Ponte Hercílio Luz, o principal símbolo da cidade de Florianópolis, esteve apagada.

A Hora da Terra é um símbolo de alerta às mudanças climáticas e, por isso, é também um símbolo de mudança de preocupações e de hábitos. Neste momento, em minha casa há uma lâmpada fria e um computador ligados, é o que eu necessito e que me basta agora. Mas, no meu caso já era assim. Porem, bilhões ainda não agem deste modo.

Mas, pela saúde de Gaia e pela preservação e saúde da biodiversidade do Planeta, bilhões precisam pensar e agir assim. Por isso, a Hora da Terra é mais do que um ato simbólico para alertar as pessoas e mudar idéias e hábitos das pessoas. A Hora da Terra é também, manifestação, alerta e luta pela Terra e pela vida.

Símbolo de Paris apagou pela Terra

Torre Eiffel, em Paris, na França, antes e durante a Hora do Planeta.

Martin Bureau/AFP

Rui Iwersen, editor de GaiaNet

.

31 de março de 2012

20H30 – 21H30: Hora da Terra

Símbolos apagam em ato simbólico pela Terra

Hoje, à partir das 20h30, horário de Brasília, em várias cidades e países do Planeta, edifícios públicos, pontes e monumentos ficarão apagados por uma hora, e voluntários apagarão as luzes e aparelhos elétricos de suas casas, apartamentos e escritórios, num movimento planetário pela economia de energia, pela mudança do modelo energético, pela preservação de nossos ecossistemas, pela salvação de nossa biodiversidade e pelo aumento da consciência ecológica da humanidade.

2011 -Torre Eiffel, em Paris, na França, antes e durante a Hora do Planeta.

Martin Bureau/AFP

Rui Iwersen, editor de GaiaNet

.

01 de julho de 2012

A partir de hoje, as novas postagens serão feitas no início da página



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: